quarta-feira, 6 de julho de 2011

Os Jogos. O Xadrez: Parte VII. Um jogo de perícia e estratégia entre dois adversários. Cada um comanda um exército de 16 peças. A Arte de Caíssa


jdact

O xadrez é um jogo de perícia e estratégia entre dois adversários. Cada um comanda um exército de 16 peças. Um exército é preto, o outro é branco.
O campo de batalha é um tabuleiro com 64 casas pretas e brancas alternadas. As peças brancas avançam primeiro e, depois, os adversários jogam à vez.

Empate.
Há cinco maneiras de uma partida acabar em empate:
  • a) Por comum acordo.
Os jogadores podem concordar num empate, quando já não há peças suficientes para um deles vencer colocando o outro em xeque-mate.
  • b) Por «afogamento» do rei.
O jogador activo não pode realizar um lance válido e não está em xeque.


Aqui, o rei branco não pode fazer um movimento válido, porque todas as casas adjacentes estão ameaçadas pelo adversário.


Nunca desista! Por vezes, não pode vencer mas pode forçar um empate.
  • c) Pela regra das 50 jogadas.
É declarado um empate quando, depois de 50 jogadas consecutivas, nenhuma peça foi capturada e nenhum peão foi jogado. Por esta altura, a partida não está automaticamente empatada. O jogador prestes a fazer a 50ª jogada tem de invocar esta regra. Caso contrário, o jogo prossegue.

Se não for declarado empate à 50ª jogada, daí em diante, qualquer um dos jogadores pode fazê-lo, desde que não se tenham jogado peões ou capturado peças entretanto.
  • d) Por tripla repetição.
A mesma posição das peças no tabuleiro repete-se três vezes seguidas, com o mesmo lado a jogar e todas as peças a continuarem com recurso aos mesmos movimentos, por exemplo, roque ou captura «en passant». «50 jogadas» significa 50 lances cada.
  • e) Por xeque perpétuo.
Se um jogador estiver em posição de colocar o adversário continuamente em xeque, pode propor um empate.



Neste exemplo notável, é a vez das brancas. Com uma jogada, as pretas podem colocar as brancas em xeque-mate, mas as brancas podem forçar o empate, colocando o cavalo entre h6 e f7, tendo as pretas de mover o rei entre g8 e h8 indefinidamente!
cavalo branco para h6 e rei preto para h8 e cavalo branco para f7.

In Xadrez, Michael Powell, Kevin Knight, 2004/2005 Tony Publishing, ISBN 978-972-8851-70-5.

Cortesia de Tony Potter Publishing/JDACT