domingo, 10 de julho de 2011

Fundação Calouste Gulbenkian. Jazz em Agosto 2011: Programação da 28ª edição do festival de Jazz. «desenrola-se de 5 a 14 de Agosto com seis concertos principais no Anfiteatro ao Ar Livre da Fundação Calouste Gulbenkian, o seu espaço anfitrião»

Cortesia de fcg

Jazz em Agosto 2011.
Programação da 28ª edição do festival de Jazz.
«O Jazz em Agosto continua a apresentar, em 2011, o outro lado do jazz com formações e músicos incontornáveis, numa programação que demonstra a capacidade de mudança e inovação do jazz contemporâneo.
A 28ª edição do Festival desenrola-se de 5 a 14 de Agosto com seis concertos principais no Anfiteatro ao Ar Livre da Fundação Calouste Gulbenkian, o seu espaço anfitrião.
A abrir esta edição do Jazz em Agosto uma das figuras emblemáticas dos últimos 50 anos de história do jazz, a par de Ornette Coleman e John Coltrane External Link:
  • o pianista Cecil Taylor que, numa aparição rara a solo, apresenta o lado intimista e multidimensional da sua obra.
Revisitando a história do jazz numa leitura que realça os antagonismos do género com uma lógica inquestionável, Ingrid Laubrock, saxofonista alemã com carreira ascensional em Londres e Nova Iorque, traz ao Jazz em Agosto o Quinteto Anti-House, constituído por músicos que se destacam individualmente e que interagem com extraordinária eficácia.
O trompetista Wadada Leo Smith, um dos fundadores da AACM (Association for the Advancement of Creative Musicians, Chicago), apresenta o Noneto Organic, citando o início do período eléctrico de Miles Davis External Link, quando se comemoram os 40 anos do seu álbum seminal Bitches Brew, num concerto que será enriquecido pelas imagens em tempo real do VJ Jesse Gilbert.

Cortesia de fcg

Peter Brötzmann, saxofonista e clarinetista considerado como farol da improvisação europeia e que celebra 70 anos em 2011, sobe ao palco com o Quarteto Hairy Bones, um novo projecto com raízes no Quarteto Die Like a Dog (presente no jazz em Agosto 2000), que conta com uma nova secção rítmica, explorando e renovando o espírito libertário do freejazz.
Uma recente e inesperada formação sobe ao palco do Anfiteatro ao Ar Livre para apresentar mais um concerto raro: The Ex-Guitars meet Paal Nillsen-Love/Vandermark Duo e que cozinham uma mistura de rock radical e improvisação jazz, com referências John Coltrane External Link, Sonny Rollins e Albert Ayler, numa conjugação intensa e contemporânea de universos tão próximos como antagónicos.
John Hollenbeck, baterista, compositor, arranjador, à cabeça da sua orquestra, herdeiro estético da Third Stream, encerra o Jazz em Agosto 2011 numa Première europeia do seu Large Ensemble, uma orquestra de 18 músicos de excepção que redefine o tradicionalismo da big band, esbatendo fronteiras com criatividade.
Para além dos concertos no Anfiteatro ao ar Livre, este ano o Jazz em Agosto estende a sua programação, ao longo da semana, a um espaço recente e alternativo da cidade, o Teatro do Bairro (Bairro Alto). Retomando o espírito do clube de jazz, num ambiente mais informal, serão apresentados neste teatro concertos arrojados e experimentais de pequenas formações de jazz.
A programação do Jazz em Agosto no Teatro do Bairro é inaugurada com Luís Lopes Humanization 4tet, uma formação que reúne dois portugueses, Luís Lopes (guitarra eléctrica) e Rodrigo Amado (saxofone), com os dois descendentes de Dennis Gonzales, Aaron (contrabaixo) e Stefan (bateria).

Cortesia de fcg

Darius Jones, promissor saxofonista, apresenta o Quarteto Little Women, uma formação que solta música explosiva através de dois saxofones uníssonos apoiados por guitarra eléctrica e bateria.
FIRE!, um novo projecto de Mats Gustafsson com músicos mais jovens conjuga música para amantes de freejazz, electrónica e heavy metal, num concerto que expande o jazz a limites inesperados.
Após cada concerto, DJ e VJ Johnny prolonga as noites do Teatro do Bairro com música mixado ao vivo, transformando temas de jazz com sonoridades funk, e imagens em tempo real.
A programação do Jazz em Agosto inclui ainda a exibição inédita, na Sala Polivalente do Centro de Arte Moderna, de filmes documentais que aprofundam a programação da 28ª edição, num horário que antecede os concertos do Anfiteatro ao Ar Livre.

Cortesia de fcg

Cecyl Taylor: All The Notes, de Chistopher Felver, realizador de filmes sobre John Cage e Sonic Youth, um retrato do dia-a-dia de Cecil Taylor documentado por personalidades como Elvin Jones e Amiri Baraka.
Black February: A Film about Butch Morris, de Vipal Monga, revisita o criador do sistema da Condução. Presente no Jazz em Agosto 2009, a invenção de Butch Morris é aqui comentada por músicos como Henry Threadgill, Graham Haynes, entre outros.
Playing your own thing: A story of Jazz in Europe, de Julian Benedikt, uma viagem através da história do jazz, que marcou a vanguarda europeia no Pós-Segunda Guerra Mundial, e um relato fidedigno que reflecte a diversidade estilística que sempre caracterizou o jazz na Europa.
Femmes du Jazz/Women in Jazz, de Gilles Corre, documenta o jazz tocado e composto no feminino por personalidades heterogéneas, de Marilyn Crispell a Sylvia CuenKa e Jeanne Lee, entre outras.
O Jazz em Agosto encerra a programação das 18h, no dia 14, com uma conferência proferida pelo crítico de jazz Bill Shoemaker, coordenador do jornal online Point of Departure e colocará bases teóricas à programação do festival». In Newsletter.


Cortesia da FCGulbenkian/JDACT