quinta-feira, 14 de julho de 2011

William Chambers: Um arquitecto neoclássico. «Legou todos os sues conhecimentos sobre desenho naturalista de jardins chineses e a sua adaptação às ideias europeias da época no seu livro «Dissertação sobre os Jardins Orientais. De 1776 até à sua morte, Chambers consagrou-se à Somerset House»


(1723-1796)
Gotemburgo, Suécia
Cortesia de enwikipedia

«Representante oficial da sobriedade e da elegância da arquitectura neoclássica britânica, William Chambers também foi um pioneiro da adopção de motivos orientais na arte europeia do século XVIII, utilizando-os tanto em projectos de edifícios como de jardins.
O seu nascimento, por vicissitudes do destino em Gotemburgo, onde o seu pai era comercinte, revelou-se à partida determinante na vida deste arquitecto escocês, pois foi graças ao seu trabalho para a Companhia Sueca das Índias Orientais, entre 1740 e 1749, que Chambers teve a oportunidade de realizar várias viagens à China, onde estudou arquitectura e decoração.
Depois do seu regresso à Europa, completou a sua formação em Paris e na Itália, absorvendo essa faceta cosmopolita tão característica na sua obra. Uma vez estabelecido em Londres, em 1755, foi nomeado tutor de arquitectura do Príncipe de Gales. Realizou para a sua mãe, princesa Augusta, vários edifícios e estruturas do Real Jardim Botânico de Kew, na zona sudoeste de Londres, entre os quais se destaca «O Pagode», construído em 1761/62, tendo o primeiro dos seus dez andares octogonais um diâmetro de 15 metros. A escadaria interior tem 253 degraus e ocupa o eixo central do edifício.
Em 1757, William Chambers já publicara um livro sobre desenho chinês que teve uma grande repercussão na época e, em 1759, o «Tratado sobre Arquitectura Civil», a sua obra mais séria e académica, uma referência magistral para os arquitectos de gerações posteriores. 



O Pagode, desenhado numa imitação do estilo chinês do período Tang e com os seus característicos telhados salientes originalmente cobertos de telhas de cerâmica, esta torre de 10 andares e de 50 metros de altura é um dos edifícios mais singulares do século XVIII inglês.
Cortesia de tiscalico, bcedu e metmuseum

Em 1761, passou a ser, juntamente com Robert Adam, arquitecto do rei, nessa altura Jorge III, até 1769. Legou todos os sues conhecimentos sobre desenho naturalista de jardins chineses e a sua adaptação às ideias europeias da época no seu livro «Dissertação sobre os Jardins Orientais».
De 1776 até à sua morte, Chambers consagrou-se à Somerset House, um edifício emblemático do Reino Unido, situado no centro de Londres, na margem do rio Tamisa. Outras das suas obras relevantes são:
  • a «Carruagem Estatal Dourada», ainda usada nas coroações reais;
  • o «Casino de Marino»;
  • a «Charlemont House»;
  • a Capela e o Teatro do Trinity College de Dublin, para James Caufield;
  • a «Vila Roechampton», hoje conhecida como Parkstead House.



Cortesia de dublinlocal, 1startgallery e wikipedia

Robert Adam foi o maior rival de Chambers no neoclassicismo britânico. Apesar de Adam ter exercido uma maior influência num modo posterior, William destacou-se na sua época como o representante oficial deste estilo arquitectónico, conferindo-lhe, ao mesmo tempo, um toque mais internacional.
O seu túmulo encontra-se na Abadia de Westminster, onde tradicionalmente é sepultada a nobreza britânica». In Gayban Grafie.

Cortesia de Wikipédia/Gayban Grafie/JDACT