domingo, 24 de julho de 2011

A Esgrima: A Arte de Jogar as Armas. Parte II. «Como um jogo de xadrez jogado a velocidade sónica. O objectivo é enganar o adversário, tocar no mesmo sem que ele nos toque, marcar pontos e ganhar»

Cortesia de instinctalternative

A Arte de Jogar as Armas.
A esgrima é um desporto que evoluiu da antiga forma de combate, em que o objectivo é tocar o adversário com uma lâmina ao mesmo tempo que se evita ser tocado por ele. Existem três disciplinas de esgrima:
  • o florete;
  • a espada;
  • o sabre.
Diferindo não só no formato da lâmina mas também nas zonas do corpo onde um toque é válido e também como as armas funcionam.

Equipamento.
É relativamente simples, sendo constituído pela arma de eleição, e as várias peças que constituem o fato de protecção.


1.Gilé; 2.Meia protecção; 3.Calção; 4.Máscara, Babete;
5.Luva de protecção; 6.Punho; 7.Balanceiro; 8.Guarda-mão

Cortesia de sol 

Regras de Competição.
Os atiradores competem dentro de uma pista rectangular, com 14 metros de comprimento por 2 metros de largura, e o objectivo é tocar na zona válida do corpo do adversário, de forma a marcar pontos. O assalto tem um tempo limite de 9 minutos dividido em 3 períodos de 3 minutos. Ganha quem atingir 15 pontos, ou marcar mais pontos dentro do tempo limite. As armas podem estar equipadas com um sistema eléctrico de sinalização, em que é adaptado um sinalizador na ponta da espada, ligado ao sistema de pontuação através de um cabo eléctrico.

Cortesia de sol

Notas:
Na espada não há toques inválidos pelo que as luzes brancas estão sempre apagadas. No florete, quando a luz branca acende é porque o toque foi dado fora do tronco e então é inválido.
Áreas a vermelho: Zona de sinalização (zona fora de limite).
Áreas de Jogo: Linha de Guarda e Linha Mediana.
Zona fora de limite, se o esgrimista pisar esta zona o seu adversário ganha um ponto.
Luz vermelha, representa um esgrimista, a luz verde representa o outro. Acende quando o respectivo esgrimista dá um toque.

Ataque e defesa.
São 3 os movimentos fundamentais: marcha, afundo e retirada. Existem ainda mais 5 movimentos, excepto no sabre, onde um deles é interdito».



Cortesia de sol

In Infografia Telmo Fonseca, Animação Joana Martins.

Cortesia de clublectorieslasllamas



Cortesia de Sol/FPEsgrima/JDACT