quinta-feira, 11 de outubro de 2012

A Universidade de Coimbra e a Europa, 1537-1937. Manuel A. Rodrigues: «O peso e a importância de Francisco Suárez foram tão grandes que o seu pensamento sobre o Estado e o Direito Internacional tem sido objecto, ainda no nosso século, de muitos estudos em países…»

jdact

1615, Julho, 23
«Assento do último acto público a que presidiu o Doutor Francisco Suárez e do último grau académico por ele conferido. (Actos e Graus, 1613-1616, t. 24, liv. 2, fl. 6)

Francisco Suárez, teólogo, jurista e filósofo, nasceu em Granada em 1548 e faleceu em Lisboa em 1619. Foi um dos lustres mais exímios da Companhia de Jesus, merecendo o cognome de “doutor exímio”. Tendo adquirido uma formação deveras sólida, veio a ensinar depois nas cidades de Salamanca, Segóvia, Valladolid e Ávih. Em 1580 dirigiu-se a Roma, onde leccionou no Colégio Romano. A seguir vamos encontrá-lo em Alcalá, exercendo igualmente aí o magistério.
Mas havia de ser em Coimbra que o saber e a cultura muitos vastos de Suárez haviam de projectar-se com maior vigor e poder de irradiação ao longo de vinte anos de fecundo magistério teológico até se jubilar em 1616. A Universidade de Coimbra teve em Francisco Suárez um dos seus maiores sábios de sempre, ao mesmo tempo que em Évora brilhava o espírito de Luís de Molina.
A partir de 1617 dedica-se fundamentalmente à edição da sua vastíssima obra que foi publicada em várias edições em diversas cidades europeias, como Salamanca, Madrid, Mogúncia, Veneza, Bérgamo, Génova, Colónia, Paris, Genebra, Antuérpia, Londres, Nápoles e Lião, e, evidentemente, nas portuguesas, como Évora e Coimbra.
O peso e a importância de Francisco Suárez foram tão grandes que o seu pensamento sobre o Estado e o Direito Internacional tem sido objecto, ainda no nosso século, de muitos estudos em países como a Alemanha, a Argentina, o Brasil, a Espanha, a Finlândia, a Inglaterra, a Itália e o Japão.
Os centenários da incorporação de Suárez no claustro dos professores de Coimbra, em 1897; da sua morte, com um congresso realizado em Granada; e do 4º centenário do seu nascimento com um congresso efectuado em Madrid, Segóvia, Valladolid e Salamanca, e sua conclusão em Coimbra; revestiram-se de grande brilho. António de Vasconcelos escreveu um notável trabalho sobre Suárez, intituladoFrancisco Sudrez (Doctor Exinrius)”.

1807, Julho, 30
Acta do conselho da Faculdade de Teologia em que são escolhidas algumas obras de autores estrangeiros, como Gerbert, Dannemayer, Reineccius e Cocceius, para leitura obrigatória dos alunos. (Actas das Congregações de Teologia, 1799-1828, t. 2, fl.43 v.)

Martin Gerbert, O.S.B., barão de Hornan, nasceu em 1720 em Hoeb (Würtemberg) e notabilizou-se pela sua acção de renovador dos estudos na abadia de St. Blasien (Floresta Negra), da qual foi abade. Tendo-se aplicado com grande fervor à investigação histórica, tornou-se um dos escritores alemães mais cultos do seu tempo. Deslocou-se em 1760 a França, à Itália, e à Alemanha a fim de recolher material que lhe permitisse escrever uma história da Música sacra, obra que concluiu em 1784. Mas os seus escritos sobre Teologia revelaram-se igualmente muito notáveis, sendo alguns deles adoptados em muitos centros culturais, como sucedeu com a Universidade de Coimbra.
Mathias Dannemayer, nasceu em Öpinfgen (Alemanha) em 1741 e morreu em 1805. Ensinou História Eclesiástica na Universidade de Friburgo, de que foi reitor, e Teologia em Viena. Foi um dos autores mais seguidos nas Universidades e Seminários da Europa pelo valor dos seus livros sobre História da Igreja, que foram também adoptados em Coimbra.
Cristiano Reineck (Reineccius), natural de Grossmühlingen (Alemanha), notabilizou-se como teólogo e filósofo insigne. Ensinou Línguas e Filosofia em Leipzig. A sua obra sobre filologia hebraica foi seguida em Coimbra.
Johannes Cocceius, teólogo protestante, nasceu em Bremen e faleceu em Leiden. Foi um dos peritos de Hebraico mais célebres do séc. XVII. Leccionou Teologia e Hebraico em Francker e Leiden. Em Coimbra foi adoptado o seu Dicionário de Hebraico». In Manuel Augusto Rodrigues, A Universidade de Coimbra e a Europa, 1537-1937, Exposição Documental organizada pelo Arquivo da Universidade de Coimbra, 1987, Congresso Nacional de Bibliotecários Arquivistas e Documentalistas.

Cortesia do Arquivo da U. de Coimbra/JDACT