sábado, 13 de outubro de 2012

Latada de Coimbra 2012. Festa das latas de Coimbra. « O cortejo da ‘Festa’ sempre foi caracterizado pelo barulho ensurdecedor das latas, e de todos os objectos ruidosos que os estudantes levavam consigo, como forma de demonstrarem a sua alegria por pertencerem a esta que é a maior Instituição de ensino do país»


Cortesia da aac

«A Festa das Latas é uma das mais antigas tradições da Universidade de Coimbra e da Academia Coimbrã. A Festa das Latas e Imposição de Insígnias 2012, decorre até ao pf dia 17 de Outubro de 2012 e é a primeira festa académica dos recém chegados de Coimbra, a Latada de Coimbra dá a oportunidade a todos os caloiros de se ambientarem o melhor possível com a noite de Coimbra. Esta festa tem o intuito de dar as boas vindas aos novos estudantes, os “caloiros”, e ao mesmo tempo dar-lhes a conhecer mais um pouco de Coimbra, da sua tradição académica, praxista e cultural.
Os Scissor Sisters são os cabeças de cartaz, do cartaz das noites de concertos no Parque da Canção são já conhecidos outros nomes, como Crookers, Mark Bale e Cosmo Klein, na noite Megahits, Orelha Negra, Azeitonas, Rui Veloso e Miuda e Pendulum. 

Todos os anos, artistas de renome são convidados para irem actuar nesta grande festa de “recepção ao caloiro”. 
Esta tradição nem sempre assim foi, inicialmente, por volta dos fins do século XIX, esta festa era celebrada em Maio e, só a partir dos anos 50/60 é que tomou os moldes que conhecemos hoje. Inicialmente cada Faculdade tinha o seu próprio cortejo, realizado em dias diferentes mas, posteriormente, devido ao aumento de alunos na Universidade, o Cortejo passou a ser apenas num dia e congregava todas as Faculdades num Grande Cortejo. O cortejo da Festa das latas sempre foi caracterizado pelo barulho ensurdecedor das latas, e de todos os objectos ruidosos que os estudantes levavam consigo, como forma de demonstrarem a sua alegria por pertencerem a esta que é a maior Instituição de ensino do país. Actualmente, o cortejo é o ponto alto da semana, onde os "caloiros" desfilam em trajes escolhidos pelos "doutores" que aproveitam para enviar mensagens satíricas à sociedade. Vários momentos marcam esta festa académica mas, o seu maior expoente é a Serenata onde, pela primeira vez, o recentemente chegado estudante sente o soar das cordas da guitarra portuguesa, ao som da canção de Coimbra. Tudo isto é Coimbra, tudo isto é a Festa das Latas. Um momento único e de integração do caloiro, mas acima de tudo o inicio de uma nova jornada na sua vida. É aqui que este viverá novas experiências e é daqui que levará recordações para toda a vida.
É objectivo da Academia integrar também os caloiros no meio académico com cultura e desporto e, em simultâneo, afirmar a AAC como principal clube e pólo dinamizador da cidade». In Associação Académica de Coimbra.

Cortesia da AAC/JDACT