sábado, 20 de outubro de 2012

Tratado dos Descobrimentos. António Galvão. «Não foi desprovida de incidentes a navegação de regresso, em que Galvão e os seus homens passaram assaz de trabalhos, fome e sede, e pelejaram, em grande desproporção numérica, com os íncolas de uma povoação das cercanias…»

Rosto da 2ª edição, de 1731
Retrato de António Galvão
jdact

Estudo biobibliográfico
«No decurso da invernada da Nazaré em Moçambique, acedendo Pedro de Castro à solicitação instante dos enviados de Zanzibar e Pemba, resolveu trazer de novo à obediência daqueles régulos as ilhas de Querima, ao tempo submetidas ao rei de Mombaça.
Para tanto, embarcou no batel da sua nau, no esquife de Cristóvão de Sousa e em vários paraus indígenas, cerca de cem homens, entre eles António Galvão, que muito se distinguiu nas escaramuças travadas com as gentes de Querima e Mombaça, pondo em debandada, com poucos companheiros, poderosas formações inimigas que acometiam grupos isolados de portugueses, Libertando Cristóvão de Sousa do aperto em que os mouros o tinham e impedindo a chegada de reforços ao adversário.
Conseguido o objectivo de sujeitar as ilhas à soberania de Zanzibar, e perdido, pelo afundamento das embarcações que deviam transportá-lo, o rico despojo de duzentos mil cruzados, resolveu Pedro de Castro tornar a Moçambique e conceder a António Galvão o comando do esquife, que os ferimentos impediam Cristóvão de Sousa de reassumir.
Não foi desprovida de incidentes a navegação de regresso, em que Galvão e os seus homens passaram assaz de trabalhos, fome e sede, e pelejaram, em grande desproporção numérica, com os íncolas de uma povoação das cercanias, aos quais venceram e compraram os mantimentos de que careciam, tendo Galvão o ensejo de exercer ali, pelo perdão concedido a quem premeditara hostilizá-lo, a política conciliatória que tanto o celebrizou depois.
Em Agosto de 1523, após o desembarque de passageiros e tripulantes, foi a Nazaré ao tempo em que ainda permanecia fora da barra de Goa, batida por formidável tormenta, que o pôs em perigo iminente de soçobrar, tornando audaciosa loucura qualquer tentativo de auxílio.
Com a decisão e desprezo do perigo que o caracterizavam, saltou Galvão para o primeiro batel que topou, acompanhado de alguns amigos e criados e de seis ou sete que o haviam sido de seu pai, e aproou resolutamente à nau, a despeito da fúria dos ventos e mares encapelados, surdo às vozes apavoradas que lhe requeriam o desembarque sob pena de perdição inevitável.
Retorquiu o herói que o não movia a salvação de fazenda sua mas sim da de el-rei e da própria nau, propósito de que o não andariam homens amedrontados nem elementos enfurecidos.
Constatando logo que o timoneiro caminhava para terra, compeliu-o, sob ameaça de morte imediata, a pôr a proa ao mar que sulcou em perigo constante de vida.
Entrada a nau, a despeito da ressaca violenta, e patente a impossibilidade de salvamento, assentaram Galvão e Pedro de Castro em dar à vela e entrar pela terra dentro, valendo-se da maré cheia. Assim se fez e assim acabou a Nazaré , sem perder de todo a carga e sem da cidade ousar ninguém acudir-lhe, com medo do mar.
A amizade guardada por António Galvão a Pedro de Castro salvou este de provável morte, pouco depois, quando ambos se encontravam de passagem em Calecute, o bordo da frota que o governador da Índia, Duarte de Lemos, levava a Cochim, em viagem de inspecção das fortalezas costeiras.
Foi o caso que indo Pedro de visita à cidade, na companhia de uns quantos portugueses, os provocaram os mouros, levando a ousadia ao ponto de ferirem alguns, que procuraram alcançar a fortaleza em precipitada fuga. António Galvão, que, receoso, acudia, com quatro criados, em busca do amigo, vendo a fúria dos mouros armados que rodeavam aquele, fez-lhes frente e tentou demonstrar com razões o despropósito que os movia, protegendo simultaneamente a retirada de Pedro para a fortaleza, por uma rua estreita, não sem que o adversário redobrasse de insolência, batendo nos escudos e brandindo as agomias.
Perante o temeridade de um hércules mouro que pretendia à força ferir Pedro, trovaram os portugueses das espadas, não resistindo António Galvão ao desejo de desafiar o atrevido, e a outro que o igualava em petulância, puro combate singular, e isto com tanta decisão que o adversário acuou e os portugueses retiraram livremente.
Terminada a viagem do governador a Cochim, tornou António Galvão ao reino em uma das naus que zarparam da Índia no começo de 1524». In António Galvão, Tratado dos Descobrimentos, Livraria Civilização Editora, Biblioteca Histórica de Portugal e Brasil, Porto, 1987.

Cortesia de Livraria Civilização Editora/JDACT