sexta-feira, 6 de dezembro de 2013

Nelson Mandela. A Sua Mensagem. «A morte é inevitável. Quando um homem fez o que considera seu dever para com seu povo e seu país, pode descansar em paz. Acredito ter feito esse esforço, e é por isso, então, que dormirei pela eternidade»

(1918-2013)
Mvezo, Cabo Oriental, África do Sul
Cortesia de wikipedia

«Uma boa cabeça e um bom coração são sempre uma combinação formidável. Depois de termos conseguido subir a uma grande montanha, só descobrimos que existem ainda mais grandes montanhas para subir. A educação e o ensino são as mais poderosas armas que podes usar para mudar o mundo. Ser pela liberdade não é apenas tirar as correntes de alguém, mas viver de forma que respeite e melhore a liberdade dos outros. Eu aprendi que a coragem não é a ausência de medo, mas o triunfo sobre ele. O homem corajoso não é aquele que não sente medo, mas aquele que conquista por cima do medo. Se falares a um homem numa linguagem que ele compreenda, a tua mensagem entra na sua cabeça. Se lhe falares na sua própria linguagem, a tua mensagem entra-lhe directamente no coração. Se tu queres fazer as pazes com o teu inimigo, tens que trabalhar com o teu inimigo. E então ele torna-se o teu parceiro. Tudo parece impossível até que seja feito. É melhor liderar a partir da rectaguarda e colocar outros à frente, especialmente quando estamos a celebrar uma vitória por algo de muito bom que aconteceu. Mas deves tomar a linha da frente quando há perigo. Desta forma as pessoas irão apreciar a tua liderança. O dinheiro não cria o sucesso, mas sim a liberdade de criar o sucesso». In Nelson Mandela.


«Não existe revelação mais nítida da alma de uma sociedade do que a forma como esta trata as suas crianças. Não existe nenhum passeio fácil para a liberdade em lado nenhum, e muitos de nós teremos que atravessar o vale da sombra da morte vezes sem conta até que consigamos atingir o cume da montanha dos nossos desejos. Não há qualquer paixão a atingir vivendo de forma minimalista - vivendo de uma forma que é menos do que aquela que nós seríamos capaz de viver. Liberdade parcial não é liberdade. Quando a água começa a ferver é uma estupidez tentar desligar o calor. À medida que nos libertamos do nosso próprio medo a nossa presença liberta automaticamente outros. A maior glória de viver não consiste em jamais cair, mas em reerguermo-nos sempre que o fizermos. "Será que alguém pensa genuinamente que se não conseguiu algo foi por não ter tido o talento, a força, a resistência e a determinação nesse sentido? Deixem reinar a liberdade. O Sol nunca se põe em tal façanha humana. Não há como regressar a um local que se mantém inalterado para nos apercebermos da forma em que mudámos». In Nelson Mandela.


«Devemos usar o tempo sensatamente e entender que o momento é sempre adequado para se fazer o bem. A bondade do homem pode ser escondida, mas nunca extinta. Quando acendemos a nossa própria luz inconscientemente, damos permissão a que outros façam o mesmo. A prioridade é sermos honestos connosco. Nunca poderemos ter um impacto na sociedade se não nos mudarmos primeiro. Os grandes pacificadores são todos gente de grande integridade e honestidade mas, também, de humildade. Perigos e dificuldade não nos travaram no passado e não nos assustarão agora, mas devemos preparar-nos para eles, como homens determinados quanto ao que pretendem e que não perdem tempo com conversas vãs e inacção. A educação é a ferramenta mais poderosa que podemos usar para mudar o mundo. A educação é o grande motor do desenvolvimento pessoal. É através dela que a filha de um camponês se torna médica, que o filho de um mineiro pode chegar a chefe de mina, que um filho de trabalhadores rurais pode chegar a presidente de uma grande nação. É aquilo que fazemos do que temos, e não o que nos foi dado, que distingue uma pessoa de outra. Não sou um santo, a menos que vejam um santo como um pecador que continua a tentar. Ninguém nasce a odiar outra pessoa devido à cor da sua pele, ao seu passado ou religião. As pessoas aprendem a odiar, e, se o podem fazer, também podem ser ensinadas a amar, porque o amor é mais natural no coração humano do que o seu oposto. Quando penso no passado, no tipo de coisas que me fizeram, sinto-me furioso, mas, mais uma vez, isso é apenas um sentimento. O cérebro sempre domina e diz-me: tens um tempo limitado de estada na Terra e deves tentar usar esse período para transformar o teu país naquilo que desejas. Nosso grande medo não é o de que sejamos incapazes. O nosso maior medo é que sejamos poderosos além da medida. É nossa luz, não nossa escuridão, que mais nos amedronta. Nos perguntamos: Quem sou eu para ser brilhante, atraente, talentoso e incrível? Na verdade, quem sou para não ser tudo isso?... O pequeno não ajuda o mundo. Não há nada de brilhante em encolher-se para que as outras pessoas não se sintam inseguras em torno de nós. E à medida que deixamos a nossa própria luz brilhar, inconscientemente damos às outras pessoas permissão para fazer o mesmo».  In Nelson Mandela.


«Do avesso desta noite que me encobre,
preta como a cova, do começo ao fim,
eu agradeço a quaisquer deuses que existam,
pela minha alma inconquistável.
Na garra cruel desta circunstância,
não estremeci, nem gritei em voz alta.
Sob a pancada do acaso,
minha cabeça está ensanguentada, mas não curvada.
Além deste lugar de ira e lágrimas
avulta apenas o horror das sombras.
E apesar da ameaça dos anos,
encontra-me, e me encontrará destemido.
Não importa quão estreito o portal,
quão carregada de punições a lista,
sou o mestre do meu destino:
sou o capitão da minha alma».
In William Ernest Henley, 1875, quando Nelson Mandela comemorou 20 anos de liberdade.


Cortesia de Citador/JDACT