domingo, 22 de dezembro de 2013

Semeador de Cultura e Cidadania. Inéditos e dispersos. Bento de Jesus Caraça. Alberto Pedroso. «E nessa ponte de passagem chocam-se todas as correntes, coexistem todas as contradições, fazendo dela aparentemente uma feira de desvarios e, na realidade, um formidável laboratório de vida»

jdact

«(…) Se nos recordarmos da afirmação tão firme por si feita um ano atrás, precisamente no dia 11 de Novembro de 1932 e no semanário Liberdade, de que nos momentos então vividos era a hora de falar claro e de cada um escolher a sua posição, sem esforço se verá que ele não só havia escolhido há muito o seu lugar na contenda, como também não perdera tempo a passar das palavras à acção. Certo de que a liberdade, a ciência e a cultura não sobrevivem nem se desenvolvem sob o império da guerra, corajosamente tomou o seu posto na barricada. O Globo surgiu num dos momentos mais dramáticos da História europeia e do nosso país, quando Hitler já chegara ao poder e tinha encenado a grande farsa do incêndio do Reichstag, acelerando a descida aos infernos, de que nos fala Bento Caraça. Na mesma altura, em Portugal, o fascismo salazarista consolidava o seu domínio, plebiscitava fraudulentamente uma nova constituição política e intensificava a repressão sobre o movimento operário e sindical, que a breve trecho iria destroçar com a promulgação do Estatuto do Trabalho Nacional e a fascização dos sindicatos.
É conhecido o texto publicado na última página do primeiro número do jornal, a sua declaração de princípios, a nosso ver saída da pena de Bento Caraça. O que até agora se ignorava é o texto intitulado Linha Geral, encontrado no espólio. Foi certamente o documento original definidor da linha de orientação aprovada pelo colectivo do jornal. Por razões que uma simples leitura torna óbvias, jamais foi divulgado, muito embora a declaração de princípios que foi publicada se tenha inspirado no texto Linha Geral, depois de o expurgar, claro está, das inconveniências que a censura veria com maus olhos e de lhe ter aprimorado a forma. Ao evocar-se a participação de Bento Caraça no amplo movimento internacional contra a guerra e o fascismo na Europa, não é possível deixar no esquecimento a conferência A Cultura Integral do IndivíduoProblema Central do Nosso Tempo, um dos marcos mais significativos do seu envolvimento nessa luta. Proferida em Maio de 1933, na Universidade Popular Portuguesa, a convite da novel União Cultural Mocidade Livre, a conferência antecedeu em alguns meses o lançamento do Globo, sendo proferida perante uma assistência predominantemente juvenil, perturbada mas ansiosa por compreender o curso inquietante dos acontecimentos políticos, económicos e sociais que sacudiam o mundo dos seus dias. Perante esses jovens, numa análise clara e objectiva, Bento Caraça traçou as linhas gerais da evolução do mundo ocidental nos últimos tempos, a matriz dos problemas e das inquietações então vividas, sublinhando que o que o mundo for amanhã, é o esforço de todos nós que o determinará. Há que resolver os problemas que estão postos à nossa geração. Para tal, era indispensável, antes de tudo, conhecer quais são esses problemas, quais as soluções que importa dar-lhes, saber donde vimos, onde estamos, para onde vamos. E mais adiante alertou: O que estamos actualmente vivendo e sofrendo não é apenas uma borbulhagem fugaz, destinada a passar como tantas coisas passam, sem deixar sinal; é, muito pelo contrário, uma época de transição, uma ponte de passagem entre aquilo que desaparece e o que vai surgir. E nessa ponte de passagem chocam-se todas as correntes, coexistem todas as contradições, fazendo dela aparentemente uma feira de desvarios e, na realidade, um formidável laboratório de vida.
A conferência, uma análise invulgarmente lúcida sobre os dias tormentosos da década de 30, representou para os jovens que então a escutaram uma mensagem de estímulo e de esperança. E não é muita ousadia admitir que essa mensagem permanece viva e actual, em muitas das suas páginas». In Alberto Pedroso, Bento de Jesus Caraça, Semeador de Cultura e Cidadania. Inéditos e dispersos, Campo das Letras Editores, Porto, colecção Cultura Portuguesa, 2007, ISBN 978-989-625-128-4.

Cortesia de Campo das Letras/JDACT