terça-feira, 30 de janeiro de 2018

A Princesa Determinada. Catarina de Aragão. Philippa Gregory. «O seu pequeno exército e o grupo atacante dos mouros estavam frente a frente, prontos para a batalha»

jdact

«(…) Isabel, se Deus o protege, então, como pode estar em perigo? Isabel olhou para baixo, para a irmã mais nova. Deus não facilita o caminho daqueles que ama, disse num murmúrio seco. Envia-lhes provações para os pôr à prova. Aqueles a quem Deus mais ama, são os que mais sofrem. Eu sei. Eu, que perdi o único homem que alguma vez amarei. Tu sabes. Pensa em Job, Catarina. Então, como poderemos vencer?, perguntou a rapariguinha. Se Deus ama a Madre, não vai enviar-lhe as piores provações? E se for assim, como é que alguma vez vamos vencer? Silêncio, pediu a mãe. Vejam. Vejam e rezem com fé. O seu pequeno exército e o grupo atacante dos mouros estavam frente a frente, prontos para a batalha. Então. Yarfe avançou no seu grande cavalo negro. Algo de cor branca oscilava junto ao chão, preso à cauda negra brilhante do cavalo. Ouviu-se um grito sufocado, enquanto os soldados na fileira da frente reconheciam o que transportava. Era o cartaz, com a Avé-Maria que Hernán fixara com um punhal no chão da mesquita. O mouro amarrara-o à cauda do cavalo, como um insulto calculado, e fazia andar a criatura enorme para a frente e para trás, diante das fileiras de cristãos, sorrindo ao ouvir os seus gritos de raiva. Herege, sussurrou a rainha Isabel. Um homem amaldiçoado com o Interno. Que Deus o fira de morte e castigue o seu pecado.
O defensor da rainha. De la Vega, voltou o cavalo e cavalgou na direcção da pequena casa onde os guardas reais rodeavam o pátio a minúscula oliveira e a porta da entrada. Parou o cavalo ao lado da oliveira e retirou o elmo, olhando para cima, para a sua rainha e princesas, que estavam no terraço. O seu cabelo escuro estava encaracolado e suado devido ao calor, os olhos escuros faiscavam de raiva. Vossa Alteza, tenho a vossa permissão para responder a este desafio? Sim, respondeu a rainha, nunca hesitando. Ide com Deus, Garallosco de la Vega. Aquele homem enorme vai matá-lo, afirmou Catarina, puxando a manga comprida da mãe. Dizei-lhe que não pode ir. Yarfe é muito maior. Vai matar De la Vega! Será feita a vontade de Deus, manteve Isabel, fechando os olhos em oração. Mãe! Vossa Majestade! Ele é um gigante. Vai matar o nosso defensor. A mãe abriu os olhos azuis e olhou para baixo, para a filha, vendo que o seu rosto estava vermelho de aflição e os olhos cheios de lágrimas.
Será feita a vontade de Deus, repetiu firmemente. Tens de ter fé de que estás a cumprir a vontade de Deus. Por vezes, não compreenderás, por vezes duvidarás, mas se estiveres a cumprir a vontade de Deus, ele não te enganará, nem tu te podes enganar. Lembra-te disso, Catarina. Se ganhamos este desafio ou se o perdemos, é indiferente. Somos soldados de Cristo. És um soldado de Cristo. Não importa se sobrevivemos ou se morremos. Morreremos pela fé, isso é tudo o que importa. Esta é a batalha de Deus. Ele enviar-nos-á uma vitória, se não for hoje, será amanhã. E seja quem for a vencer hoje, não duvidamos de que Deus vencerá e de que venceremos no final. Mas De la Vega... Catarina protestou, com o seu grosso lábio inferior a tremer. Talvez Deus o leve para junto de Si, esta tarde, respondeu a mãe decididamente. Devíamos rezar por ele. Joana fez uma cara na direcção da irmã mais nova, mas quando a mãe se ajoelhou de novo, as duas meninas deram as mãos para se confortarem. Isabel ajoelhou-se ao seu lado, com Maria junto de si. Todas olhavam de soslaio, por entre as pálpebras cerradas, para a planície onde o cavalo baio de batalha de De la Vega se afastava da linha dos espanhóis, e o cavalo negro do mouro trotava orgulhosamente diante dos sarracenos». In Philippa Gregory, Catarina de Aragão, A Princesa Determinada, Livraria Civilização Editora, 2006, ISBN 978-972-262-455-8.

Cortesia Civilização/JDACT