sexta-feira, 20 de março de 2020

Por Amor a uma Mulher. Domingos Amaral. «À espera delas aguardava um destacamento de cavaleiros e, examinando os estandartes, a senhora de Toronho concluiu que eram tropas do arcebispo Gelmires»


jdact

Coimbra, Julho de 1117
«(…) Naquela manhã, Elvira Peres Trava sentia-se orgulhosa das duas filhas. Dentro de uns anos, seriam cobiçadas pelos ricos-homens do Norte e do Sul do rio Minho, desejosos de com elas casarem, o que a confortava, embora não dissipasse as suas apreensões. As terras do marido, Gomes Nunes Pombeiro, senhor de Toronho, estavam entaladas entre a Galiza, de onde ela provinha, e o Condado Portucalense, onde o esposo nascera, e eram objecto de permanente disputa entre Urraca, rainha de Leão, Castela e Galiza, e sua irmã Teresa, regente do Condado.
Ao longo das últimas décadas, Toronho tinha prestado vassalagem umas vezes ao Norte e outras ao Sul, mas no presente Gomes Nunes Pombeiro não hesitava em proclamar que só o faria a dona Teresa, e não à desvairada Urraca, que de rainha só tinha o título. Todavia, Elvira Peres Trava sabia que esta última não aceitava a pretensão da irmã de ser rainha da Galiza, nem lhe queria ceder os territórios a que considerava ter direito. Por isso se juntara ao arcebispo Gelmires, numa aliança pouco natural entre antigos inimigos, destinada a submeter dona Teresa e a impor Compostela como centro da cristandade da Penírrsua, em vez de Braga, como era desejo dos portucalenses.
No epicentro desta confusão, ficava Toronho, cuja principal cidade era Tui. Para Elvira e Gomes Nunes, manter o território era imperativo, mas a tempestade que os cercava era gigantesca. É certo que, sendo Elvira uma Trava, podia apoiar-se na família mais poderosa da Galiza; e, sendo seu irmão Fernão o actual amante de dona Teresa, podia sempre interceder por Toronho. Porém, Gomes Nunes era um portucalense, e Urraca e Gelmires consideravam-no um inimigo.
Elvira suspirou, olhando para as suas duas belas meninas. Desejava que elas crescessem mais depressa, e imaginou-as a casarem com alguém importante, como Paio Soares, senhor da Maia, ou com um dos irmãos Moniz, de Ribadouro. Eram muito mais velhos do que as filhas, mas a diferença de idades seria um pormenor irrelevante, comparado com a preservação de Toronho. Mãe, mãe! gritou Chamoa Gomes. Estou linda? A rapariga colhera duas rosas brancas e colocara-as na cabeça. Muitas vezes, Chamoa usava carrapito ou rabo-de-cavalo, mas naquele dia deixara os cabelos soltos e as rosas assentavam-lhe maravilhosamente.
Cuidado, ainda vos picam!, avisou a irmã, Maria Gomes. Chamoa ignorou-a. Olhou para e mãe, a sorrir, e deu uma volta sobre si própria, o que fez esvoaçar a dalmática cor-de-rosa. Ficais muito bonita, mas agora está na hora de irmos, o vosso pai deve querer jantar, disse Elvira. Chamoa não pareceu ouvi-la e, sempre a sorrir, exclamou: é assim que me quero casar, com rosas brancas na cabeça!
A mãe aprovou, ficaria decerto formosa, à porta de uma igreja. Porém, logo se surpreendeu, quando a filha declarou: vou casar-me com um príncipe! Maria Gomes fez uma careta e duvidou: na Galiza só há um príncipe, o Afonso Raimundes, e esse vai casar-se com a Teresa de Celanova! Ainda mais espantada com as palavras da filha mais velha do que com o desejo romântico da mais nova, Elvira franziu a testa. Onde haveis ouvido tal coisa? Maria ficou atrapalhada, enquanto a mãe garantia que Afonso Raimundes certamente escolheria para esposa uma princesa de outro reino, talvez até de fora da Hispânia, como era próprio de um futuro rei. Sem desanimar com a profecia materna, Chamoa exclamou: então arranjo outro! Juro que vou casar-me com um príncipe!
Elvira encolheu os ombros e dirigiu-as para a carroça, onde dois servos as esperavam. Deixara um borrego a assar, que já devia estar pronto, e o marido era cioso com as horas dos repastos. Meteram-se ao caminho, mas no cruzamento com a estrada de Compostela Elvira aterrorizou-se. À espera delas aguardava um destacamento de cavaleiros e, examinando os estandartes, a senhora de Toronho concluiu que eram tropas do arcebispo Gelmires». In Domingos Amaral, Assim Nasceu Portugal, Por Amor a uma Mulher, Casa das Letras, LeYa, 2015, ISBN 978-989-741-262-2.

Cortesia de CdasLetras/LeYa/JDACT