quinta-feira, 21 de maio de 2020

O Livro do Amor. Kathleen Mcgowan. «Eu te amei por muito tempo, jamais te esquecerei... Eu te amei para sempre, Deus nos fez um para o outro»


Cortesia de wikipedia e jdact

Rosso. La Beauce. França. 390 d. C.
«(…) Ela é sua? Não. É filha de camponeses. Irmão Timóteo se aproximou e passou a mão num cacho do cabelo castanho-escuro da menina. Ela não tem o cabelo profano, que é a marca da sua espécie. Se tivesse, eu a mataria pessoalmente. Uma menina camponesa, no entanto, não vale o esforço. Deixem-na ir. Ele despachou a criança com um gesto e deu as costas às mulheres para avaliar a carnificina. Modesta abraçou Madeleine, e a pequena menina cruzou os braços sobre o seu corpo minúsculo, agarrada ao livro escondido como se fosse a sua vida. Compreendendo que aquele era o seu último momento com a filha, Modesta sussurrou no ouvido dela: não tenha medo, Madeleine. Vou amá-la de novo. O tempo retorna. Ela beijou a filha rapidamente e mandou a menina sair correndo da caverna. Ficou vendo Madeleine se afastar com um misto de orgulho materno e sofrimento indescritível. Minha amada. Eu daria qualquer coisa para você não estar nessa cela. Potentian agarrou as barras que o separavam da mulher. O tempo que passara na prisão tinha cobrado o seu preço, e ele era pele e osso. O rosto e o cabelo estava imundos, mas para Modesta era o homem mais lindo do mundo. Ela só queria poder tocá-lo, mas os dois estavam amarrados, e a distância entre eles na prisão escura e húmida era grande demais.
No entanto estamos juntos, o que é uma bênção de qualquer forma. Não tenha medo da morte, meu amor. Não podemos, pois sabemos que não é o fim. Potentian estava desesperado. Não desista. Você é da família do bispo Martinho de Tours. Podemos pedir a intervenção dele. Ele pode impedir isso! Modesta suspirou, resignada. Meu bendito primo não teve sucesso quando tentou salvar os hereges, por mais que tentasse. A Igreja já decidiu que se quer livrar de nós, e rápido. O irmão Timóteo quer-nos mortos antes do pôr do sol de amanhã.
E o que será da nossa Madeleine?
Ela foi poupada no massacre. Precisei negar que era minha, tive de dizer que não era nossa filha. Graças a Deus ela tem a cor dos seus cabelos, senão o nosso lamento seria insuportável. Ela irá procurar meu irmão. Você sabe que ele a protegerá. E o Livro? Está a salvo? Madeleine o escondeu por baixo da capa. Ela foi muito corajosa. A expressão de Potentian, à luz fraca da vela, era de admiração. Ela puxou à mãe. Salvando o Livro, salvará todos nós. Os ensinamentos d'O Caminho continuarão. Modesta concordou e depois disse em voz alta o que estava pensando: a verdade é, mais uma vez, salva por uma menina. Sempre foi assim e sempre será. Um grupo soturno se reuniu no topo da colina, onde havia um cepo de madeira sobre o cadafalso, para assistir à execução. Os dois machados encostados no bloco de madeira estavam cruzados, formando um xis.
Lado a lado, com as mãos amarradas para trás, Modesta e Potentian subiram a colina cercados pelos homens fortemente armados e encapuzados que diziam para os dois andarem mais depressa. Tinham cortado o lindo cabelo de Modesta todo desigual, para expor o seu delicado pescoço à lâmina que ia separar a sua cabeça do corpo. Potentian olhou para ela, com o coração cheio de amor e de tristeza. Vamos morrer como ensinamos e como vivemos. Juntos. Modesta olhou para ele com o mesmo amor e a mesma tristeza. E voltaremos para ensinar juntos novamente. Quando Deus quiser e o tempo chegar. Potentian diminuiu o passo para prolongar aquele momento. Sua mulher o acompanhou para ficarem o mais perto que podiam. Ele sussurrou o seu último pedido: quer cantar para mim? Pela última vez? Modesta sorriu, o último presente terreno que podia dar para o seu amado, e começou a cantar com voz suave:

Eu te amei por muito tempo,
Jamais te esquecerei...
Eu te amei para sempre,
Deus nos fez um para o outro.

Quando Modesta acabou de cantar, um homem musculoso com um brilho avermelhado no cabelo surgiu do meio da multidão e se aproximou deles, com Madeleine segura nos braços. Ao ver a filha, Modesta ficou paralisada. Potentian olhou na mesma direcção de Modesta e parou ao seu lado. Não ousaram reconhecer a menina, mas naquele momento houve uma poderosa troca de amor e de perda entre os três. Madeleine olhou intensamente para a mãe, com uma sabedoria muito maior do que os seus oito anos, e meneou a cabeça. Um leve esboço de sorriso pairou nos seus lábios. A mãe, orgulhosa e aliviada naquele momento terrível, conseguiu retribuir o sorriso, e nessa hora um guarda de capuz a empurrou com violência para o cadafalso. Modesta inclinou-se para o marido e murmurou: nossos dois tesouros estão salvos». In Kathleen Mcgowan, O Livro do Amor, O Legado de Maria Madalena, Rocco, 2009, ISBN 978-853-252-513-0.

Cortesia de ERocco/JDACT