segunda-feira, 20 de dezembro de 2021

A Traição Veneziana. Steve Berry. «A taxa devida já havia sido devolvida e o volumoso depósito feito pelo Conselho retornara. Diferentemente do florentino, aqueles associados entendiam precisamente com quem estavam lidando»

Cortesia de wikipedia e jdact

«(…) A temperatura subiu rápido, e ele ergueu o braço para proteger o rosto. O tecto foi atingido pelo incêndio e, em menos de 15 segundos, o segundo andar estava totalmente em chamas. No alto, chuveiros automáticos ganharam vida. Ele recuou parcialmente pela escada e esperou até que o fogo fosse apagado. Mas notou algo. A água simplesmente intensificava as chamas. A máquina que causou o desastre se desintegrou de repente num estouro silencioso, chamas rolando em todas as direcções, como ondas buscando a praia. Uma bola de fogo foi levada para o tecto e pareceu ser bem-recebida pelos jactos de água. O ar ficou carregado de vapor, não fumaça, mas uma substância química que fazia a sua cabeça girar. Desceu a escada, pulando dois degraus de cada vez. Uma nova onda de fogo varreu o segundo andar. Seguida por outras duas. Vidros estilhaçaram. Algo se rompeu com estrondo. Correu para a parte da frente do prédio. A outra engenhoca, que estivera inactiva, voltou à vida e começou a margear as vitrines do térreo. Mais borrifos lançados no ar causticante. Ele precisava sair. Mas a porta trancada abria por fora. Molduras de metal, madeira espessa. Impossível de arrombar. Observou o fogo descer a escada com facilidade, consumindo cada degrau, como o diabo vindo para cumprimentá-lo. Até o cromo estava sendo devorado com ímpeto. Estava cada vez mais difícil respirar, por causa da fumaça química e do rápido desaparecimento do oxigénio. Claro que alguém ligaria para o corpo de bombeiros, mas eles não poderiam ajudá-lo. Se uma fagulha sequer tocasse sua calça húmida... As chamas chegaram à base da escada. A 3 metros dele.

Enrico Vincenti olhou fixamente para o acusado e perguntou: Algo a dizer para este Conselho? O homem de Florença pareceu não se preocupar com a resposta. Que tal: quero que você e a sua Sociedade vão tomar naquele lugar? Vincenti ficou curioso. Você parece achar que não nos deve levar a sério. Gordo, eu tenho amigos. O facto parecia deixar o florentino orgulhoso de verdade. Muitos. Ele esclareceu: Seus amigos não importam para nós. Mas a sua traição? Isso é outro assunto. O florentino vestira-se especialmente para a ocasião. Usava um caro casaco Zanefii, camisa Charvet, gravata Prada e os indispensáveis sapatos Gucci. Vincenti percebeu que as roupas custavam mais do que a maioria das pessoas ganha por ano. Quer saber?, disse o florentino. Eu vou embora, e esquecemos este..., o que quer que seja isto..., e seu pessoal pode voltar a fazer o que faz.

Nenhum dos nove que estavam sentados ao lado de Vincenti disse uma palavra. Ele os prevenira para esperar arrogância. O florentino fora contratado para resolver uma tarefa na Ásia Central, um trabalho que o Conselho considerava de vital importância. Infelizmente, havia modificado a tarefa para atender à própria ganância. Por sorte, a decepção foi descoberta e as medidas, tomadas. Acredita mesmo que seus associados ficarão do seu lado?, perguntou Vincenti. Não é tão ingénuo assim, é, gordo? Foram eles que me mandaram fazer isso. Mais uma vez, ignorou a referência à sua forma física. Não foi o que disseram. Tais associados formavam um sindicato internacional do crime que se mostrara útil para o Conselho diversas vezes. O florentino era empregado terceirizado, e o Conselho fez vista grossa para a trapaça do sindicato para dar um recado ao mentiroso diante deles. O que seria um recado também para o sindicato. E foi. A taxa devida já havia sido devolvida e o volumoso depósito feito pelo Conselho retornara. Diferentemente do florentino, aqueles associados entendiam precisamente com quem estavam lidando. O que sabe de nós?, perguntou Vincenti. O italiano deu de ombros. Um bando de ricos que gosta de jogar.

A fanfarrice divertiu Vincenti. Havia quatro homens atrás do florentino, todos armados, o que explicava porque o ingrato se considerava seguro. Como condição para a sua presença, insistiu em ser acompanhado. Setecentos anos atrás, disse Vincenti, um Conselho dos dez governava Veneza. Eram homens supostamente maduros demais para se deixar levar por paixões ou tentações, responsáveis pela manutenção da segurança pública e pela oposição política. E foi precisamente o que fizeram. Durante séculos. Recebiam provas em segredo, pronunciavam sentenças e realizavam execuções, tudo em nome do Estado veneziano. Acha que eu estou interessado nessa aula de história? Vincenti cruzou as mãos sobre o colo. Deveria estar. Este mausoléu é deprimente. É seu?» In Steve Berry, A Traição Veneziana, 2009, Publicações dom Quixote, Livros d?Hoje, 2013, ISBN 978-972-203-860-7.

Cortesia domQuixote/JDACT

JDACT, Literatura, Steve Berry, Narrativa,