segunda-feira, 25 de abril de 2022

A Ponte dos Suspiros. Fernando Campos. «Ao Senhor nosso Deus a justiça, a nós porém a confusão dos nossos rostos, como este dia a todo Judá, aos que moram em Jerusalém, aos nossos reis, aos nossos príncipes…»

jdact

O Sapateiro…

«(…) Haviam baixado os capuzes, sem receio de serem reconhecidos, Telo porque Acabava a leitura, o celebrante beijava o missal e, ajudado pelos acólitos, tornava a sentar-se, voltavam-se os olhos para o púlpito onde surgia o padre Luís Álvares com a sua estola preta, aquietava-se a assembleia na contenção do mexer e do arfar. O pregador ajoelhara breves segundos a concentrar-se na oração e logo, levantando-se, chicoteou em voz poderosa o ar e as almas com o latim do mote: Domino Deo nostro justitia, nobis autem confusio faciei nostrae... Escolhia versículos da Baruch referentes à provação de Judá aquando da conquista de Jerusalém por Nabucodonosor e do cativeiro de Babilónia... Ao Senhor nosso Deus a justiça, a nós porém a confusão dos nossos rostos, como este dia a todo Judá, aos que moram em Jerusalém, aos nossos reis, aos nossos príncipes, aos nossos sacerdotes, aos nossos profetas, aos nossos pais... e, colocando teatralmente o antebraço esquerdo no bordo do balcão e olhando a baixo aos olhos para ele erguidos, falou de que, assim como Deus deve ser o fim último e principal de nossas esperanças, é maldito o homem que põe esperança no homem... e bem o vedes nesta miséria e desaventura presente..., como tão em breve acabaram tantas esperanças de tantos senhores, de tantos morgados, de tantos ofícios, de tantas privanças, de tantas valias e, perdoai-me que isto é acabado, de tantas loucuras, de tantas meninices, de tão grandes brios, soberbas, mentiras, de tantos nadas..., que tudo ao fim nisso se resolveu...

Esperanças certas só em Deus e na medianeira a Virgem sua mãe... E, olhos e mãos erguidos ao Céu das abóbadas, invocou a Senhora, refúgio, alívio, consolação dos males que afligiam o reino e exortou o povo de Deus a saudá-la rezando Ave, Maria... Quando o sussurro da prece por todo o templo se extinguiu, repetiu o orador o mote latino do exórdio... Aí está o osso do discurso, pensou Savachão. Ah! Negra alma minha, que no momento em que devia cobrir a cara de vergonha, no orgulho da chamada serenidade real não se me abre o coração, não geme esta rocha e se rasga a fonte dos olhos! Como mestre-escola, ponho-me a discretear sobre a fábrica do sermão..., friamente, enquanto à minha volta... Não vês, não ouves como esta pobre gente chora as vidas espedaçadas por ti?... E eis-me a reconhecer, passo a passo, os caminhos retóricos do orador. Não está ele falando das adversidades de Judá? Não se adivinha o propósito? ..., permitiu Deus que aquela sua mimosa cidade de Jerusalém e o templo tanto seu amado que lhe chamava o querido das meninas dos seus olhos..., puderam tanto os pecados que deu licença às nações bárbaras entrassem a cidade, profanassem o santuário, não deixassem pedra sobre pedra e levassem consigo para Babilónia, manietados com desonra, nobres fidalgos do reino, cativos, em servidão dura e espantosa, e depois que lá se viram na terra dos inimigos, com braga e adobes nos pés, sem camisa nem capote, com almofaça nas estrebarias dos bárbaros... Mero tópico. Logo cotejará com o que está vivendo este reino. O próprio auditório já o adivinhou, que se lhe marejam de lágrimas os olhos. E tu, pregador, notaste-o..., para vós, rei dom João primeiro, de gloriosa memória... Tem piedade! Não!...». In Fernando Campos, A Ponte dos suspiros, 1999, Difel SA, 2000, ISBN 978-972-290-806-1.

Cortesia de Difel/JDACT

JDACT, Fernando Campos, História, Literatura,