sábado, 16 de abril de 2011

Irene Némirovsky: «Em 2004 a obra póstuma, Suite Française (Suite Francesa), foi galardoada com o Prémio Renaudot, um conceituado do panorama literário francês. A primeira vez que este prémio distinguiu um escritor a título póstumo»

(1903-1942)
Kiev
Cortesia de clubdelecturaunedes

Irene Némirovsky, escritora de origem ucraniana nascida  no seio de uma família judaica-ucraniana com interesses na banca, e falecida no campo de concentração «maldito» nazi de Auschwitz, na Polónia.
Durante a infância, passou várias vezes férias na costa francesa, na zona de Biarritz. Entretanto, por motivos políticos o regime soviético começou a perseguir o pai de Irene.
Em 1919, já depois de ter vivido em São Petersburgo, exilou-se com a família em Paris. Estudou literatura na Universidade da Sorbonne, onde se licenciou em Letras. Entretanto começou a escrever contos que publicava numa revista literária. Em 1923 lançou o seu primeiro romance, Le Malentendu, que havia escrito aos 18 anos.

Em 1929, lançou o primeiro romance David Golder e tornou-se num dos nomes mais estimados do meio literário de Paris. Posteriormente escreveu Le Bal (O Baile), Le Vin de Solitude e Jézabel.
Contudo, quando a Alemanha invadiu a França durante a Segunda Guerra Mundial, muitos dos que admiravam Irene passaram a ignorá-la por ela ser judia. Mas o facto é que, no início do conflito, Irene se tinha convertido ao catolicismo.
Irene Némirovsky foi detida em Julho de 1942 pela Gestapo, a polícia política do regime «maldito» nazi, apesar dos apelos em contrário do embaixador alemão em Paris e do Marechal Pétain. Assim, foi enviada para o campo de concentração de Auschwitz, na Polónia. A escritora viria falecer no campo de concentração nazi a 17 de Agosto desse ano.

Cortesia de sololibros
Da família só se salvaram duas filhas, Denise e Elisabeth, que foram entregues a uma mulher católica, que as escondeu. Na sua mala Denise levou os manuscritos da mãe. Só em 1954 abriu a mala e teve coragem de ler o que a mãe escrevera. Entre os manuscritos, encontrava-se Suite Française, publicado apenas em Setembro de 2004. Esta obra conta o êxodo dos judeus de Paris em 1940. O livro está dividido em dois romances:
  • um sobre a fuga dos judeus,
  • o segundo sobre a ocupação nazi, e já foi considerado o mais importante documento literário do pós-guerra desde os diários de Anne Frank.
Em 2004 a obra póstuma de Irene Némirovsky, Suite Française (Suite Francesa), foi galardoada com o Prémio Renaudot, um dos mais conceituados do panorama literário francês.
Foi a primeira vez que este prémio distinguiu um escritor a título póstumo».
In Infopédia. Porto Editora, http://www.infopedia.pt/$irene-nemirovsky.

Cortesia de Infopédia/JDACT