domingo, 17 de abril de 2011

Mosteiros de Metéora. Grécia: «Estão construídos no topo de espectaculares rochedos de arenito que ficam a nordeste da planície da Tessália, perto do rio Peneios e dos montes Pindo, na Grécia central. Em Metéora existem ainda 6 mosteiros»

 
Cortesia de bocaberta 

Metéora, ou seja, «rochas suspensas» ou «colunas do céu» é o segundo maior complexo de mosteiros na Grécia, logo a seguir ao Monte Athos. Fica próximo de Kalabáka, no centro-norte da Grécia.
Os mosteiros estão construídos no topo de espectaculares rochedos de arenito que ficam a nordeste da planície da Tessália, perto do rio Peneios e dos montes Pindo, na Grécia central. Em Metéora existem ainda 6 mosteiros. O maior pico em que se localiza um mosteiro tem 549 metros. O menor, a 305 metros.

 
Cortesia de bocaberta
Apesar de ser desconhecida a data de fundação de Metéora, crê-se que os primeiros eremitas se estabeleceram em cavernas no século XI. No final deste e início do século XII, formou-se um estado monástico rudimentar centrado à volta da Igreja de Theotakos, mão de Deus, que ainda hoje existe. Os monges eremitas, procurando um refúgio seguro à ocupação otomana, encontraram nos rochedos inacessíveis de Metéora um refúgio ideal.
Foram construídos mais de 20 mosteiros, mas hoje em dia apenas existem 6.
  • Megalos Meteoros (Grande Meteoro ou Mosteiro da Transfiguração),
  • Varlaam,
  • Agios Stephanos (Santo Estêvão),
  • Haguia Triada (Santíssima Trindade),
  • São Nicolau Anapausas,
  • Roussanou.
O acesso aos mosteiros era feito por guindastes e apenas em 1920 foram construídas escadas de acesso. Dos 6 mosteiros, cinco são masculinos e um é feminino.

Cortesia de bocaberta
Em 1988, este monumento com montes e vales revestidos com florestas que têm a presença de animais selvagens como o lobo e a víbora foi classificado Património Mundial pela UNESCO.

Cortesia de wikipedia/JDACT