terça-feira, 12 de abril de 2011

As Forcas do Distrito de Portalegre. Parte VI: Alegrete e Alpalhão. «Existem referências de que ainda não haverá muitos anos se encontraria de pé e, no topo do pilar, estaria um ferro recurvado, onde seriam suspensos os condenados»

Cortesia de edicoescolibri

Alegrete.
«Em Alegrete, a forca situava-se no Outeiro da Forca, cabeço sobranceiro à vila e à estrada que liga esta povoação a Elvas e Portaregre. Para ser bem visível por quem passasse na estrada, não ocupava o ponto mais alto do cerro, mas sim uma suave quebrada virada a sul. No local, é visível uma base quadrangular, em alvenaria, com cerca de um metro de lado. Parece tratar-se do arranque do pilar da forca. Provavermente, seria uma forca de um só pilar, idêntica à que existia em Figueira e Barros, no concelho de Avis, e à de Monte da Pedra. Embora bem presente na memória popular de Alegrete, dela hoje já nada subsiste, para além do seu embasamento.


Cortesia de edicoescolibri
Existem referências de que ainda não haverá muitos anos se encontraria de pé e, no topo do pilar, estaria um ferro recurvado, onde seriam suspensos os condenados.
A forca de Alegrete possui as seguintes coordenadas UTM, obtidas por GPS: X-0645078; Y-4344442.

Cortesia de edicoescolibri

Alpalhão
Embora a forca de Alpalhão apareça representada por Duarte d'Armas, dela não conseguimos obter qualquer informação entre os mais idosos da povoação. Contudo, pela posição que nos é possível observar nas imagens dos inícios do século XVI, ela situar-se-ia no outeiro, hoje urbanizado,sobranceiro às escolas primárias de Alpalhão, no local anteriormente designado por Cemitério dos Burros. Este outeiro é bem visível do núcleo urbano antigo e encontra-se nas imediações da estrada que liga Alpalhão ao Crato.



Cortesia de edicoescolibri
Contudo, observando o terreno e sobretudo a cartografia, poder-se-á levantar a hipótese de se situar no topo do cerro denominado Outeiro da Vila, junto à estrada que liga Alpalhão a Portalegre. Pelo que se pode observar nos desenhos de Duarte d'Armas, a forca de Alpalhão seria de madeira. Dois postes paralelepipédicos suportariam no topo outro transversal de onde seriam suspensos os condenados.
Coordenadas UTM do provável local onde se situaria a forca de Alpalhão,obtidas por GPS: X-0619962; Y-4364320». In Jorge de Oliveira e Ana Cristina Tomás, As Forcas do distrito de Portalegre, edições Colibri, Novembreo de 2007, ISBN 978-972-772-767-4 (obra ofertada por JC e SB em Agosto de 2008).



Cortesia de edicoescolibri
A amizade de JC, SB e CM.

Cortesia de Edições Colibri/JDACT