terça-feira, 7 de junho de 2011

Fascínios da Matemática: O Nó de Trevo. «Para dar um "nó de trevo", utilize uma tira de papel comprida e dê-lhe três meias voltas, unindo depois as suas extremidades com fita-cola. Com uma tesoura, corte longitudinalmente a tira de papel ao meio»

Cortesia de promariza

O Nó de Trevo
Para a maioria das pessoas, dar nós transformou-se num processo de rotina iniciado na altura em que aprenderam a apertar os atacadores dos sapatos. Como é evidente, dar nós pode também ser uma arte, especialmente quando observamos marinheiros a aparelhar um barco. No entanto, dar nós é também um tema matemático situado na área da topologia, e o conceito mais importante até agora demonstrado é o de que «um nó não pode existir em mais do que três dimensões».


O nó de trevo
Para dar um «nó de trevo», como o que a figura ilustra, utilize uma tira de papel comprida e dê-lhe três meias voltas, unindo depois as suas extremidades com fita-cola. Com uma tesoura, corte longitudinalmente a tira de papel ao meio. O resultado será um nó de trevo.


Cortesia de wikipedia

In Theoni Pappas, The Joy of Mathematics, Fascínios da Matemática, Editora Replicação, Lda, 1ª edição, Junho de 1998, ISBN 972-570-204-2.

Cortesia de Theoni Pappas/JDACT