domingo, 19 de junho de 2011

Jonh Churchill. Primeiro duque de Marlborough: «Participou na Guerra dos Nove Anos contra a França, mas viu-se afastado aos poucos dos cargos de poder pelos reis Guilherme e Maria, que desconfiavam dele pelos seus contactos com Jaime, que, desde que fora exilado, continuava a conspirar para recuperar o trono inglês»

(1650-1722)
Devon, Inglaterra
Cortesia de cervegetariano

Contestado apenas pela sua ambição pessoal, o primeiro duque de Marlborough é conhecido como a maior figura da estratégia militar da história da Europa antes de Napoleão. Consagrou a vida à arte da guerra, que lhe deu a glória. O seu descendente e biógrafo Winston Churchill disse dele:
  • «Não combateu em batalha que não vencesse»
John Churchill, primeiro duque de Marlborough foi o varão promogénito da família de doze filhos de Winston Churchill, monárquico derrotado e arruinado na Guerra Civil inglesa. Depois da restauração da monarquia com Carlos II, os Churchill receberam mais uma vez a atenção da realeza e, apesar de a sua situação económica não ter melhorado muito, conseguiram postos de grande influênciana corte:
  • Arabella, a irmã mais velha de John tornou-se dama de honor da duquesa de York;
  • John passou a ser o pajem do seu marido, Jaime.
  • A seu lado, instruiu-se com perseverança na vida militar, adquirindo uma proveitosa experiência de campo durante 3 anos em Tânger.
De regresso a Londres em 1671, John foi surpreendido pelo próprio rei na cama da sua amante mais atraente, Barbara Villiers, duquesa de Cleveland, que acabaria por dar à luz uma filha, «fruto» desta relação.

John Churchill
Cortesia de ihrprojectswordpress

Em 1685, teve uma actuação de destaque na neutralização da rebelião de Monmouth contra o novo rei Jaime II, que não foi suficiente para acabar com as conspirações protestantes adversas a este monarca decidamente católico. O próprio Churchill acabou por juntar-se a elas quando, em 1688, destituiu o rei e apoiou a Revolução Gloriosa, que permitiu a Guilherme de Orange invadir a Inglaterra e suceder ao trono, juntamente com a sua mulher Maria, filha de Jaime.
Nessa altura, John Churchill beneficiou da honra de ser o primeiro duque de Marlborough, granjeando ao mesmo tempo a reputação de sobrepor a sua ambição e interesses pessoais à lealdade ao seu rei Jaime II.
Participou a seguir na Guerra dos Nove Anos contra a França, mas viu-se afastado aos poucos dos cargos de poder pelos reis Guilherme e Maria, que desconfiavam dele pelos seus contactos com Jaime, que, desde que fora exilado, continuava a conspirar para recuperar o trono inglês.

Winston Churchill, descendente de Marlborough  
Cortesia de wikipedia  

As suas boas relações com a coroa só se restabeleceram depois da morte de Maria, por causa da aproximação de Guilherme à sua cunhada Ana, herdeira da Casa de Stuart e candidata ao trono, e só durante o reinado dela, 1702-1714, é que Marlborough recuperou o seu protagonismo à frente do exército inglês. Mais uma vez conquistou a glória, graças à sua actuação memorável nas batalhas da Guerra da Sucessão espanhola. Quando morreu, em 1722, era considerado um herói em toda a Europa

Batalha de Vigo
Cortesia de wikipedia

Cortesia de Gayban Grafie/JDACT