quinta-feira, 23 de junho de 2011

O Diamante de Cambridge. Isaac Newton: O Trinity College. «No centro do Pátio Novo ergue-se uma árvore enorme. Segundo uma lenda muito divulgada, foi desta afortunada árvore que caiu sobre a cabeça de Newton a famosa maçã que inspiraria a Lei da Gravitação Universal, a partir de uma história difundida por Voltaire»


Cortesia de wikipedia 

«Se há uma instituição capaz de representar Isaac Newton, ela é certamente o Trinity College de Cambridge. Este centro universitário orgulha-se de ter acolhido tão insigne figura como aluno e professor.
O Trinity College da Universidade de Cambridge, cujo aluno mais insigne foi Isaac Newton, é o mais prestigioso dos centros universitários do Reino Unido. Também é o mais aristocrático: foi tradicionalmente a instituição académica preferida da família real britânica (o rei Eduardo VII, o rei Jorge VI, o príncipe Henrique de Gloucester e o príncipe Carlos, de entre outros, graduaram-se nesta instituição).
Mesmo que actualmente a proporção entre alunos procedentes das escolas públicas e os oriundos das escolas privadas seja de dois para três, continua a ser o centro universitário que apresenta a taxa mais baixa de alunos originários de escolas públicas (cerca de 40%).


Cortesia de wikipedia 

Admitiram-se pela primeira vez mulheres como estudantes já licenciadas em 1976, como professoras adjuntas em 1977 e como alunas em 1978.
Nomes ilustres
Além de Newton, o Trinity College de Cambridge tem a honra de ter acolhido nas suas aulas 31 alunos que seriam posteriormente galardoados com o Prémio Nobel, entre os quais Bertrand Russell, assim como vários primeiros-ministros como Jawaharla Nehru, da Índia. Mas entre os seus alunos mais notáveis também se encontram figuras relevantes como Francis Bacon ou Ludwig Wittgenstein.
Foi Henrique VIII que fundou este colégio em 1546. A maioria dos seus edifícios data dos séculos XVI e XVII. Thomas Neville reconstruiu e redesenhou grande parte do colégio. A sua obra abrangeu a ampliação e conclusão do Grande Pátio e a construção do Pátio de Neville, que foi acabado quando se construiu a Biblioteca Wren, projectada por Christopher Wren.



Cortesia de wikipedia

A maçã do Trinity
Dos seus edifícios e recintos destacam-se:
  • a Hospedaria do rei, a construção mais antiga;
  • a Grande Porta, entrada principal do colégio;
  • o Grande Pátio;
  • o Pátio de Neville;
  • a Hospedaria do Bispo;
  • a Biblioteca Wren;
  • o Pátio Novo, etc.
No centro do Pátio Novo ergue-se uma árvore enorme. Segundo uma lenda muito divulgada, foi desta afortunada árvore que caiu sobre a cabeça de Newton a famosa maçã que inspiraria a Lei da Gravitação Universal, a partir de uma história difundida por Voltaire.
Outra lenda famosa, mas tão desfasada da realidade, é a que se refere à riqueza económica do colégio, sugerindo que a instituição do Trinity College se estima entre os mais ricos proprietários de terras do Reino Unido, depois da coroa, da fundação Nacional de Parques Naturais e da opulenta igreja de Inglaterra». In Wikipédia.

Cortesia de Wikipédia/JDACT