segunda-feira, 27 de junho de 2011

A Muralha de Adriano: «A muralha foi erguida sobre a terra, em aparelho maciço de pedra e turfa, com 4,5 metros de altura por 2,5 metros de largura. O seu topo era percorrido por uma estrada de 1 metro de largura, com o fim de facilitar as comunicações e os transportes»


Muralha de Adriano perto de Greenhead Lough, Escócia
 
Cortesia de wikipedia e dearchitectura

«A Muralha de AdrianoVallum Aelium, é uma fortificação construída em pedra e madeira, situada  no norte da Inglaterra, na altura aproximada da actual fronteira com a Escócia. É assim denominada em homenagem ao imperador romano Públio Élio Trajano Adriano.
O Império Romano encontrava-se em expansão militar no século II. Porém, o imperador Adriano compreendeu que a manutenção dessa expansão em todas as direcções do Império era inviável. Conhecendo a ameaça naquela fronteira, optou por manter o que já havia sido conquistado. Determinou assim iniciar uma muralha, estrutura defensiva com a função de prevenir as surtidas militares das tribos que habitavam a Escócia, os Pictos e os Escotos, denominados de Caledónios pelos romanos, e que assinalava o limite ocidental dos domínios do Império, sob o reinado daquele imperador.



Cortesia de wikipedia, jigsaw e oficinadelatim
Concluída em 126, constitui-se na mais extensa estrutura deste tipo construída na história do Império Romano. Originalmente estendia-se por cerca de 80 milhas romanas, equivalentes a 73,5 milhas, cerca de 118 quilómetros, desde o rio Tyne até ao Oeste da Cúmbria. Para a construção foi «utilizada a mão-de-obra dos próprios soldados das legiões romanas». Cada «centúria» era obrigada a levantar a sua parte da muralha. A muralha foi erguida sobre a terra, em aparelho maciço de pedra e turfa, com 4,5 metros de altura por 2,5 metros de largura. O seu topo era percorrido por uma estrada de 1 metro de largura, com o fim de facilitar as comunicações e os transportes. A cada distância determinada havia uma torre de observação, e a cada distância maior existiam quartéis para as tropas de guarnição.

As ruínas ainda podem ser vistas por vários quilómetros, como o troço na altura de Greenhead, ainda que largas secções tenham sido desmanteladas ao longo dos séculos para aproveitamento da pedra em várias edificações vizinhas ao seu percurso, como a da Igreja de Carlisle.



Cortesia de wikipedia e turismoaonossoredor  


Cortesia de Wikipédia/JDACT