terça-feira, 21 de junho de 2011

Castellfollit de la Roca. Catalunha: «O casario antigo de Castekkfollit de la Roca, de origem medieval, está formado por praças e ruas estreitas e sombrias. As casas, na sua maioria, estão construídas em pedra vulcânica. No extremo da parede basáltica, onde se encontrava o antigo cemitério do povo até ao ano de 1961, ano em que foi trasladado para outra localização. Este facto deu lugar à praça Joseph Pla»

Cortesia de ajuntamentdecastellfollitdelaroca 

Castellfollit de la Roca é uma povoação com 1000 habitantes e uma área com menos de 1 km2, facto que a converte num dos municípios mais pequenos em extensão da Província da Catalunha. A área municipal está limitado pela confluência dos rios Fluviá e Toronell, entre os quais se levanta a espectacular parede basáltica.
O perfil da igreja e das casas sobre a parede basáltica, no bordo do precipício, converteu-se numa das imagens mais fotografadas e pintadas da Catalunha. Mas é também um magnífico miradouro natural donde se pode observar o vale dos dois rios.

A parede de basalto em que assenta a povoação tem mais de 50 m de altura e quase 1 km de comprimento e é a consequência directa da acção erosiva dos rios Fluviá e Toronell sobre os restos das correntes e lava procedentes das erupções vulcânicas que tiveram lugar faz milhões de anos. A lava, ao solidificar, dá lugar ao basalto, rocha de grande dureza, que adopta diferentes formas segundo o processo de arrefecimento e contracção da lava. Concretamente, a parede basáltica é fruto da sobreposição de duas colagens de lava:
  • A primeira, com uma antiguidade de 217 000 anos, provém da zona de Batet e está formada por losas;
  • A segunda, mais jovem, é originária dos vulcões de Begudá e tem uns 192 000 anos e adopta a forma prismática.


Cortesia de ajuntamentdecastellfollitdelaroca


O casario antigo de Castellfollit de la Roca, de origem medieval, está formado por praças e ruas estreitas e sombrias. As casas, na sua maioria, estão construídas em pedra vulcânica. No extremo da parede basáltica, onde se encontrava o antigo cemitério do povo até ao ano de 1961, ano em que foi trasladado para outra localização. Este facto deu lugar à praça Joseph Pla. Este «balcão» oferece uma espectacular panorâmica e permite compreender a posição estratégica da povoação e as sua qualidades naturais para a defesa.
Num lado da parede basáltica encontra-se a antiga igreja de São Salvador que já existia no século XIII. O edifício actual, remodelado em épocas anteriores, é de estilo renascentista tardio, com um campanário de planta quadrada com aberturas laterais e coroada por uma cúpula adornada.
 





Cortesia de ajuntamentdecastellfollitdelaroca


Cortesia de Ajuntamento de Castellfollit de la Roca/JDACT