sábado, 11 de junho de 2011

Adriano Lucas: A condecoração de Grande Oficial da Ordem do Mérito. «Um tributo à liberdade de imprensa»


Cortesia de independentepelafregueia e jdact

«A condecoração de Adriano Lucas, que faleceu a 21 de Março deste ano, com o título de Grande Oficial da Ordem do Mérito representa «um tributo à liberdade de imprensa», considera Adriano Callé Lucas. «Foi algo, a liberdade de expressão, por que o meu pai sempre se bateu», realçou o filho do antigo director do Diário de Coimbra (DC), no final da sessão solene do Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portugueses, em que se distinguiram ainda mais quatro personalidades de Coimbra.
Na opinião do actual director do Diário de Coimbra, a homenagem a título póstumo, ao engenheiro Adriano Lucas tem a particularidade de «ajudar os outros jornais e empresas em busca da verdade e da independência face aos poderes».

Responsável pelo Diário de Coimbra nos últimos 60 anos, Adriano Lucas dedicou grande parte da vida à Comunicação Social, em especial à imprensa diária regional, e foi ele também o representante dos jornais diários portugueses na comissão que elaborou a primeira Lei de Imprensa do pós-25 de Abril. Engenheiro, empresário e gestor de várias empresas, o homem que passa a estar na lista das personalidades condecoradas pela República serve também de inspiração a um prémio municipal de jornalismo.

Cortesia do dc

Condecorados quatro professores da Universidade de Coimbra.
Se a memória de Adriano Lucas mereceu aplausos em Castelo Branco, também o mérito de mais quatro personalidades ligadas à Universidade de Coimbra, Maria Helena da Cruz Coelho, Fernando Seabra Santos, Luís Maló de Abreu e Miguel Castelo Branco. Quem não quis perder o momento em que quatro personalidades da Cidade do Conhecimento foram homenageadas foi Artur Santos Silva, presidente do Conselho Geral da UC». In Diário de Coimbra.

Cortesia de D. de C./JDACT