segunda-feira, 22 de dezembro de 2014

O Mistério dos Anasazi. The History Channel. «… os anasazi poderiam ter tido acesso a verdadeiros mananciais sem necessidade de viver nas paredes destes alcantilados onde a aridez era uma característica da maior parte da zona. O que os terá levado a expor toda urna comunidade a semelhante risco?»

Cortesia de wikipedia

«Mesa Verde, no sudoeste do Colorado, é uma terra de canyons escarpados e mesetas elevadas onde se localizam algumas das ruínas pré-históricas mais impressionantes dos Estados Unidos e alguns dos maiores mistérios da arqueologia norte-americana. Desde que foram descobertas, em finais do século XIX, estas povoações abandonadas não deixaram de causar surpresa a visitantes e arqueólogos. No entanto, ninguém conseguiu ainda explicar a razão que terá levado os índios anasazi, antigos habitantes do sudoeste dos Estados Unidos, a construir estes povoamentos incríveis em alcantilados para os abandonarem décadas depois e nunca mais regressarem. Porque terá esta civilização desaparecido de repente? Muitos arqueólogos pensam que os antigos anasazi tinham um lado obscuro que se manifestou na forma de morticínios e até de canibalismo. Será que estes actos violentos podem explicar a mudança para os alcantilados? Actualmente, arqueólogos e índios norte-americanos continuam a discutir este mistério. Na região existem centenas de povoações semelhantes às da Mesa Verde. A história continua rodeada em mistério devido à ausência de vestígios escritos. No entanto, a arqueologia permitiu concluir que o povo conhecido como os anasazi começou a colonizar esta zorta do sudoeste norte-americano no ano I d. C.. Durante a maior parte da sua história, viveram em pequenas comunidades que se espalhavam pelas mesetas e pelos vales. A partir do século X, estas aldeias chegaram a albergar várias centenas de habitantes. Localizavam-se em mesetas como o Chaco Canyon (anos 950-1100). Mas em meados do século XIII aconteceu algo que levou os anasazi a juntar-se. Construíram muros altos em redor dos seus povoamentos e tomaram a surpreendente decisão de mudar aldeias inteiras para os alcantilados dos grandes canyons do Colorado, lugares de uma imensa beleza, mas onde as condições naturais, tornavam a vida humana muito difícil. A sua retirada para as povoações trogloditas rudimentares da Mesa Verde marcou o declínio da sua cultura. Passados apenas cinquenta anos, também abandonaram estas casas, deixando atrás de si a maior parte das suas possessões como se planeassem voltar. Em vez disso, desapareceram da História.

Êxodo para os alcantilados
Existem várias teorias para explicar a razão que levou os anasazi a estabelecerem-se sob estes impressionantes alcantilados, no século XIII. A primeira defende que tal se terá devido a uma mudança climática que ameaçava as colheitas ou uma deterioração das condições ambientais que reduziu as terras cultiváveis disponíveis. Segundo Lorisa Qumawuun, guarda-florestal do Parque Nacional de Mesa Verde, declarado Património da Humanidade pela UNESCO em 1978 e pertencente à tribo hopi, que se autoproclama descendente dos anasazi, a razão deste êxodo para os alcantilados foi a procura de água na sequência de uma seca cruel. Outros peritos, porém, não partilham desta ideia, já que os anasazi poderiam ter tido acesso a verdadeiros mananciais sem necessidade de viver nas paredes destes alcantilados onde a aridez era uma característica da maior parte da zona. O que os terá levado a expor toda urna comunidade a semelhante risco? Foi na zona conhecida por Four Comers (Quatro Cantos), na qual convergem os estados do Arizona, Colorado, Utah e Novo México, que os anasazi viveram durante mais de cem anos. Toda a meseta está repleta de canyons escarpados, remotos e inóspitos, bem dissimulados por entre as rochas. Os dois rios mais importantes que atravessam estas terras são o rio Grande e o Colorado. Actualmente a maior parte da região está coberta de florestas de pinheiros mansos e de zimbros. Mas há novecentos anos cobria-se de campos de milho, de abóboras e de feijão. Os arqueólogos acreditam que com as culturas desta zorta, os anasazi abasteciam quarenta mil ou cinquenta mil pessoas.
A arqueologia deu-nos a conhecer uma grande variedade de povoações anasazi. Vaughn Hadenfeldt, alpinista experiente e guia local, tem explorado, nos últimos vinte anos, as ruínas anasazi do sudeste do Utah, na zona de Cedar Mesa, e teve um papel importante na conservação e na descoberta de muitos dos povoamentos mais interessantes, na perspectiva dos arqueólogos. Em Cedar Mesa foram encontradas as primeiras provas convincentes de que o medo terá sido o grande motivo que levou os anasazi a mudar para os alcantilados. A teoria de Vaughn Hadenfeldt é que procuravam protecção e começararam a estabelecer-se nestes lugarejos onde dispunham de água. A orientação destas povoações protegia-os da chuva e da neve no Inverno e do calor no Verão. Além disso, tinham a vantagem de ser uma protecção natural face aos ataques. Como pode observar-se, nas povoações há várias torres, o que demonstra que podiam vigiar tanto a sua pequena fonte natural como o inimigo, explica. Pelo contrário, a localização nos canyons afastava-os das culturas, tornando-as menos acessíveis aos habitantes». In The History Channel, Los Grandes Misterios de la Historia, Randon House Mondadori, 2008, O Mistério dos Anasazi, tradução de Maria Irene Carvalho, Clube do Autor, Lisboa, 2010, ISBN 978-989-845-206-1.

Cortesia de CdoAutor/JDACT