terça-feira, 12 de junho de 2018

A Conquista de Ceuta. 1415. João Monteiro e António Costa. «… eu mesmo me pus de pé e declarei perante todos: Senhor, não sei mais que diga, senão ruços além! E isto falou o bom do alferes-mor…»

jdact

«(…) Claro que, com tudo isto, o povo andava muito intrigado; ainda por cima, o monarca preferiu recorrer às rendas e à cunhagem de nova moeda e não convocou qualquer reunião de cortes, de maneira a não ter de explicar a mais ninguém o que pretendia fazer e a evitar os habituais protestos dos procuradores concelhios, sempre que se lançavam impostos para mais uma campanha militar. O tempo foi correndo, devagar, os infantes mostravam-se entusiasmadíssimos (organizaram em Coimbra e em Viseu, entre as vésperas do Natal e o dia de Reis, divertimentos e justas notáveis) e, por alturas do São João de 1414, o rei decidiu finalmente convocar uma reunião do seu conselho para Torres Vedras, de maneira a obter o acordo dos apoiantes mais fiéis e a fixar a data da expedição. João Gomes Silva esteve presente nesta reunião, ao lado d'el-rei e dos infantes, do condestável, dos mestres das quatro ordens militares (Cristo, Santiago, Avis e Hospital), do marechal Gonçalo Vasques Coutinho, de Martim Afonso Melo (homem reputado pelo seu conhecimento das tácticas militares e autor de um Livro da Guerra) e de alguns outros senhores e fidalgos. O monarca abriu a sessão, lembrou a vitória militar decisiva obtida em São Jorge a 14 de Agosto de 1385, apresentou o projecto e pediu o conselho dos que ali estavam, quase todos homens bravos e que o acompanhavam desde o momento fundador daquela dinastia. Conforme o combinado, Nuno Álvares falou logo a seguir, para inclinar a balança a favor de uma decisão favorável, e mostrou aquele feito como pertencendo ao serviço de Deus. Os infantes falaram depois; a seguir, todos os restantes foram chamados a dar a sua opinião e ninguém ousou contestar a ideia de atacar Ceuta. Pelo contrário, disse-me João Gomes, eu mesmo me pus de pé e declarei perante todos: Senhor, não sei mais que diga, senão ruços além! E isto falou o bom do alferes-mor porque todos os que ali estavam tinham já as cabeças cobertas de cabelos brancos, após tantas aventuras e perigos vividos em conjunto durante mais de 30 anos de guerras... Todos se riram desta lembrança tão certeira, e el-rei encerrou a sessão com o seu plano já aprovado.
Programada a partida para o São João seguinte, o rei João I tratou de enviar o emissário Fernão Fogaça ao duque da Holanda, com o pretexto de o desafiar para uma guerra que serviria, pretensamente, para os portugueses se vingarem de alguns roubos e danos que certos navios daquele duque tinham provocado no mar a mercadores lusitanos. Com isto, el-rei queria apenas desviar as atenções do seu verdadeiro objectivo: o ataque a Ceuta. O duque entrou no jogo e, apesar da apreensão dos seus conselheiros, que temiam a fama militar portuguesa e que tinham tido notícia, por mercadores de Bruges, da preparação de uma frota em Portugal, fingiu aceitar o desafio, fazendo-se prestes para esta guerra de fantasia.
Enquanto isso, seguiram cartas e mensageiros de João I para a Galiza, para a Biscaia, para a Inglaterra e para a Alemanha, com o objectivo de se fretarem navios para transportar as tropas para o Norte de África. Os infantes Pedro e Henrique foram nomeados os principais capitães da armada, a seguir ao rei, e decidiu-se que as gentes das comarcas da Beira, de Trás-os-Montes e de Entre Douro e Minho embarcariam no Porto e as das restantes províncias em Lisboa. O infante Henrique, sempre muito activo, começou a juntar os coudéis e os anadéis da Beira e de Trás-os-Montes e, com base nos cadernos dos alardos reunidos pelo escrivão da puridade, mandou apurar toda a gente em causa; o conde de Barcelos, Afonso, fez, o mesmo no Minho, enquanto o infante Pedro se encarregava da mobilização das gentes da Estremadura, de Entre Tejo e Guadiana e do Algarve, que haveriam de concentrar-se na capital». In João Gouveia Monteiro e António Martins Costa, 1415, A Conquista de Ceuta, Manuscrito, 2015, ISBN 978-989-881-804-1.

Cortesia de Manuscrito/JDACT