quarta-feira, 13 de junho de 2018

Poesia. Sebastião da Gama. «Quando eu nasci, ficou tudo como estava. Nem homens cortaram veias, nem o Sol escureceu...»

Cortesia de wikipedia e jdact

Pequeno Poema
«Quando eu nasci,
ficou tudo como estava.

Nem homens cortaram veias,
nem o Sol escureceu,
nem houve estrelas a mais...
Somente,
esquecida das dores,
a minha Mãe sorriu e agradeceu.

Quando eu nasci,
não houve nada de novo
senão eu.

As nuvens não se espantaram,
não enlouqueceu ninguém...

P’ra que o dia fosse enorme,
bastava
toda a ternura que olhava
nos olhos de minha Mãe...»
Poema de Sebastião da Gama, in “Antologia Poética”


Meu País Desgraçado
«Meu país desgraçado!… 
e não há Mar tão lindo noutro lado.
Nem há Céu mais alegre do que o nosso,
nem pássaros, nem águas…

Meu país desgraçado!…
Porque fatal engano?
Que malévolos crimes
teus direitos de berço violaram?

Meu Povo
de cabeça pendida, mãos caídas,
de olhos sem fé
busca, dentro de ti, fora de ti, aonde
a causa da miséria se te esconde.

E em nome dos direitos
que te deram a terra, o Sol, o Mar,
fere-a sem dó
com o lume do teu antigo olhar.

Alevanta-te, Povo!
Ah!, visses tu, nos olhos das mulheres,
a calada censura
que te reclama filhos mais robustos!

Povo anémico e triste,
meu Pedro Sem sem forças, sem haveres!
Olha a censura muda das mulheres!
Vai-te de novo ao Mar!
Reganha tuas barcas, tuas forças
e o direito de amar e fecundar
as que só por Amor te não desprezam!»
Poema de Sebastião da Gama, in “Cabo da Boa Esperança”

Cortesia de OCitador/JDACT