sábado, 16 de junho de 2018

O Mistério das Catedrais. Interpretação Esotérica dos símbolos herméticos. Fulcanelli. «Com raras excepções, o plano das igrejas góticas, catedrais, abadias ou colegiadas, apresenta a forma de uma cruz latina estendida no solo. Ora a cruz é o hieróglifo alquímico do crisol»

jdact

«(…) Nada inventamos, nada criamos. Tudo existe. O nosso microcosmos é apenas uma partícula ínfima, animada pensante, mais ou menos imperfeita, do macrocosmos. O que nós julgamos descobrir apenas pelo esforço da nossa inteligência existe já em qualquer parte. Que nos faz pressentir o que existe; é a revelação que nos dá a prova absoluta. Muitas vezes passamos ao lado do fenómeno, até mesmo do milagre, sem dar por ele, cegos e surdos. Quantas maravilhas, quantas coisas insuspeitadas descobriríamos se soubéssemos dissecar as palavras, quebrar-lhes a casca e libertar o espírito, divina luz que eles encerram! Jesus exprimia-se somente por parábolas; poderemos nós negar a verdade que elas ensinam? E, na conversação corrente; não serão os equívocos, os pouco mais ou menos, os trocadilhos ou assonâncias que caracterizam as pessoas de espírito, felizes por escaparem à tirania da letra e mostrando-se, à sua maneira, cabalistas sem o saberem?
Acrescentemos, por fim, que o argot é uma das formas derivadas da Língua dos Pássaros, mãe e decana de todas as outras, a língua dos filósofos e dos diplomatas. É o conhecimento dela que Jesus revela aos seus apóstolos, enviando-lhes o seu espírito, o Espírito Santo. É ela que ensina o mistério das coisas e desvenda as verdades mais recônditas. Os antigos Incas chamavam-na Língua da corte porque era familiar aos diplomatas, a quem fornecia a chave de uma dupla ciência: a ciência sagrada e a ciência profana. Na Idade Média, qualificavam-na de Gaia ciência ou Gaio saber, Língua dos deuses, Deusa-Garrafa. A tradição assegura-nos que os homens falavam-na antes da edificação da torre de Babel, causa da perversão e, para a maioria, do esquecimento total desse idioma sagrado. Hoje, fora do argot, encontramos as suas características nalgumas línguas locais como o picardo, o provençal etc. e no dialecto dos ciganos. A mitologia pretende que o célebre adivinho Tirésias tenha possuído perfeito conhecimento da Língua dos Pássaros, que Minerva lhe teria ensinado, como deusa da Sabedoria. Ele partilhava-a, diz-se, com Tales de Mileto, Melampus e Apolónio de Tiana, personagens fictícios cujos nomes falam eloquentemente na ciência que nos ocupa e bastante claramente para que tenhamos necessidade de os analisar nestas páginas.
Com raras excepções, o plano das igrejas góticas, catedrais, abadias ou colegiadas, apresenta a forma de uma cruz latina estendida no solo. Ora a cruz é o hieróglifo alquímico do crisol que outrora se chamava cruzol, crucible e croiset (na baixa latinidade, cricibulum, crisol, tem por raiz crux, crucis, cruz, segundo Ducange).
Com efeito, é no crisol que a matéria-prima, como o próprio Cristo, sofre a Paixão; é no crisol que ela morre, para ressuscitar em seguida, purificada, espiritualizada, já transformada. Não exprime aliás, o povo, guardião fiel das tradições orais, a provação humana terrestre por parábolas religiosas e semelhanças herméticas, levar a sua cruz, subir o seu calvário, passar no crisol da existência, são outras tantas locuções correntes em que reencontramos o mesmo sentido sob um mesmo simbolismo. Não esqueçamos que, à volta da cruz luminosa, vista em sonho por Constantino, apareceram essas palavras proféticas que ele fez pintar no sem labarum: in hoc signo vinces, vencerás por este sinal. Lembrai-vos também, alquimistas meus irmãos, que a cruz tem a marca dos três pregos que serviram para imolar o Cristo-matéria, imagem das três purificações pelo ferro e pelo fogo. Meditai igualmente nesta clara passagem de Santo Agostinho, no seu Diálogo com Trifon (Dialogus cum Tryphone): O mistério do cordeiro que Deus tinha ordenado que se imolasse na Páscoa diz ele, era a figura de Cristo, com a qual aqueles que crêem tingem as suas moradas, ou seja, eles próprios, pela fé que têm nele. Ora, este cordeiro, que a lei prescrevia que se fizesse assar inteiro, era o símbolo de cruz que o Cristo devia suportar. Porque o cordeiro, para ser assado, é colocado de modo a figurar urra ztjz: um dos ramos atravessa-o de lado a lado, da extremidade inferior até à cabeça; o outro atravessa-lhe as espáduas e prendem-se nela os membros anteriores do cordeiro, em grego, as mãos». In Fulcanelli, 1926, Le Mystère des Cathédrales, 1964, O Mistério das Catedrais, Interpretação Esotérica dos símbolos herméticos, Edições 70, colecção Esfinge, 1975.

Cortesia E70/JDACT