sábado, 27 de abril de 2019

As Sombras de Leonardo da Vinci. Christian Gálvez. «Alheio a tudo o que o rodeava, o dono dessa mão, nos seus vinte anos, parecia aplicar a arte da docência a alunos inexistentes, em vez de tramar um impossível plano de fuga»

jdact

2 de Maio de 1519
Mansão de Clos Lucé, Amboise
«(…) Majestade, não perdi contra a dificuldade dos desafios. Perdi apenas contra o tempo..., disse Leonardo, retirando importância às notícias de Chambord. Maître, prefiro que me chameis Francesco, respondeu o rei num acto de humildade que Leonardo soube agradecer com o mais caloroso dos olhares. Assim seja, querido Francesco, assim seja. E fechou os olhos. Kekko..., aproximai-vos... O ajudante aproximou-se, veloz. Nesse breve período, Francesco Melzi esqueceu a presença do rei de França, e o próprio Francisco I passou por cima dessa falta de formalidade. Dizei, mestre... O que desejais?, perguntou, como se o tempo parasse apenas para agradar ao tutor. Apenas um abraço, meu amigo. Apenas um abraço, respondeu Leonardo com um delicado tom de voz. Quando Melzi se abalançou serenamente sobre o corpo do mentor, criou-se tal fusão que qualquer casal de amantes teria hesitado. Mas, longe de qualquer libido, ali respirava-se carinho, respeito, admiração e dor, muita dor. Kekko, meu amigo. Não estejas tão triste. Leonardo tentou apaziguar o incondicional e jovem assistente com belas palavras. Viverei sempre que falarem de mim. Lembra-te de mim. E terminou piscando-lhe um olho carregado de cumplicidade.
Leonardo inspirou de tal maneira que os ali presentes souberam que não veria um novo amanhecer. Que a vida lhe fugia. Após tanto sofrimento e tanta perseguição. E tanta mensagem em código e tanta pincelada para a história. Leonardo da Vinci chegava ao fim. Francesco..., amigos..., chegou a hora... Simultaneamente venerável e vulnerável, Leonardo estava preparado para partir…, de percorrerem o caminho sem mim. Mestre!, gritou Melzi sem reprimir um soluço. MaîtreMon père... As palavras do rei afogaram-se não só no seu próprio mar de lágrimas, mas no oceano onde se fundiam com as lágrimas dos outros. Chegou a hora..., de voar...
E voou. Mais alto e mais longe do que nunca. Um voo de ida, apenas. Um voo que, mais cedo ou mais tarde, todos faremos. Um silêncio sepulcral invadiu a sala. François Desmoulins, como se de um fantasma se tratasse, deu meia volta e, sigilosamente, transpôs a porta que, acto contínuo, fechou com extrema precaução. Mathurina encharcou de lágrimas o pano, que já não enxugava líquido algum. Francisco I manteve-se em silêncio. Um silêncio cortês e admirável. Um silêncio que dizia tudo. Francesco Melzi, Kekko, caiu no chão, junto à cama, com o piscar de olhos cúmplice a pairar-lhe na memória. Leonardo da Vinci conquistara o céu ancorado ao chão.

Florença. 29 de Maio de 1476. Calabouços subterrâneos do Palazzo del Podestà
No ano de 1476 de Nosso Senhor, uma mão trabalhava com esforço sobre a fria e húmida parede de pedra que fechava uma das celas da prisão, nas divisões inferiores do Palazzo del Podestà, futuro Palazzo del Bargello, situado a pouco mais de quatrocentos metros do centro nevrálgico de Florença. Um edifício bastante reconhecível ao longe, pois a sua torre de menagem era das mais altas da cidade. Ali residia o magistrado governador da urbe, um estrangeiro eleito com o propósito de representar a objectividade no exercício da justiça. Na fachada, uma inscrição alertava para o poder de Florença:

Florença está repleta de inimagináveis riquezas.
Proclama-se vencedora contra os seus inimigos, tanto na guerra como nas lutas civis.
Goza do favor da Fortuna e tem uma população poderosa.
Com sucesso, fortifica e conquista castelos.
Reina sobre os mares e as terras e sobre o mundo inteiro.
Sob o seu comando, toda a Toscana transborda de felicidade.
Tal como Roma, Florença triunfa sempre.

A mão rasgava uma e outra vez no mesmo sentido, para que a gravura ficasse nítida e se pudesse desenvolver a ideia seguinte. Alheio a tudo o que o rodeava, o dono dessa mão, nos seus vinte anos, parecia aplicar a arte da docência a alunos inexistentes, em vez de tramar um impossível plano de fuga. As linhas horizontais terminavam numa bifurcação, e cada opção transformava-se em nova linha que voltava a concluir-se irremediavelmente numa nova divergência. Uma ramificação pedregosa com uma única intenção. Os companheiros de cela não sabiam distinguir o que o dominava, a sua obstinada teimosia ou a genialidade que pouco a pouco lhe ressumava dos poros da pele. Baccino, dias antes alfaiate e hoje também prisioneiro, não se atreveu a perguntar. Sabia perfeitamente a resposta do homem que tinha diante de si, a escassos metros. O silêncio. Tal era a sua concentração. Embora também não fosse necessário pronunciar palavra alguma para descodificar o mistério que aos poucos se espalhava pela cela de pedra. Estava a calcular probabilidades; a calcular possíveis futuros, ter-lhe-ia respondido o companheiro. Sabia-o bem». In Christian Gálvez, As Sombras de Leonardo da Vinci, 2014, Clube do Autor, 2018, ISBN 978-989-724-367-7.

Cortesia de CdoAutor/JDACT