sexta-feira, 5 de abril de 2019

O Senhor do Tempo Louise Cooper. «Não sabia nada dos poderes dos Iniciados, mas tinha uma imaginação livre e desmedida. Coran era menos aventureiro, mas maleável à vontade mais forte de seu primo…»

jdact e wikipedia

O Iniciado
«(…) O menino tinha uma afeição insaciável pela mitologia de sua terra; uma afeição frustrada pelo facto de que ninguém tinha tempo ou paciência para lhe contar o que ele queria saber. Tinham-lhe ensinado, isso sim, a adorar os deuses, tinha aprendido seus ensinamentos e rezava todas as noites. Mas era muito mais o que queria saber, o que precisava saber. Às vezes as Irmãs de Aeoris assistiam aos festivais, as religiosas encarregadas de manter vivas todas as tradições do culto, mas nunca tinha falado com nenhuma delas e, em todo caso, não poderiam satisfazer a sua sede de conhecimento. O que realmente ansiava era conhecer um Iniciado. A mera palavra Iniciado provocava um calafrio de excitação no menino. Sabia que aqueles homens e mulheres eram a verdadeira encarnação do poder no mundo: misteriosos, inalcançáveis, ocultos. Viviam numa fortaleza inexpugnável na Península da Estrela, muito para o norte, na beira do mundo, e qualquer que desafiasse sua palavra atraía sobre si toda a ira dos deuses. Os Iniciados eram filósofos e feiticeiros, mas os factos apareciam misturados com rumores e falatórios: histórias, haviam-lhe dito, que não eram próprias para os ouvidos de um menino. Mas, fosse qual fosse a verdade, os Iniciados infundiam respeito e medo. Respeito, porque serviam aos Sete; medo, pela maneira que lhes serviam. Dizia-se que os Iniciados comungavam com o próprio Aeoris e obtinham dele poderes que nenhum mortal comum podia compreender, e menos exercer. Um conjunto de especulações, meias verdades e fábulas..., mas que despertavam a imaginação do menino que desejava saber mais e mais. Dando rédea solta à sua fantasia, imaginava que fugia para muito longe, cruzando planícies, bosques e montanhas, até que encontrava os Iniciados na sua fortaleza...
Tinha sido esta fantasia que tinha metido a ideia na sua cabeça... Ele e Coran ficaram lançando pedras distraidamente ao rio enquanto ia aproximando-se lentamente o clamor da procissão. A vanguarda ainda demoraria para chegar; tinham tempo suficiente para pôr em prática o pensamento que tinha inflamado subitamente a sua imaginação. Quando sugeriu o jogo a Coran, seu primo se assustou. Fingir que somos Iniciados?, disse, em voz baixa. Não podemos fazer isso! É..., é uma heresia! Até falar dos Iniciados sem a devida reverência provocava má sorte, mas o menino de cabelos negros não sentia estes temores. O conhecimento de que estava rompendo um tabu excitava algo no seu íntimo, estimulava um sentimento já meio formado e meio reconhecido. Não sabia nada dos poderes dos Iniciados, mas tinha uma imaginação livre e desmedida. Coran era menos aventureiro, mas maleável à vontade mais forte de seu primo, e afinal concordou, embora muito perturbado. Seremos feiticeiros rivais, disse o menino de cabelos negros. E lutaremos, empregando os nossos poderes um contra o outro!
Coran passou a língua pelos lábios, vacilou e assentiu com a cabeça. Mas até o seu espírito tímido acabou por entrar no jogo, ao ser dominado pela imaginação. E então aconteceu. Os meninos estavam tão absortos no seu jogo que não perceberam que a vanguarda da procissão dobrava uma esquina e se aproximava do mole. O Margrave partia à frente da longa cadeia humana; atrás dele se elevava a estátua imponente de Aeoris..., e o deus e seus portadores viram tudo. Coran, agora tão submerso como seu primo no mundo criado pela sua fantasia, tinha lançado mil maldições sobre a cabeça do seu rival. Este, para não ser superado, levantou uma mão e lhe apontou com dramático gesto; ao fazê-lo, um pálido raio de sol reflectiu com brilho impressionante na pedra incolor que o menino usava na mão esquerda. Um bonito anel, muito impróprio de um menino. Por um instante, ao reflectir o sol, a pedra pareceu ganhar vida, uma vida resplandecente e terrível». In Louise Cooper, O Senhor do Tempo, O Iniciado, 1985, Digital Source, Viciados em Livros, Ebook, 2008.

Cortesia de DSource/Ebook/JDACT