quarta-feira, 24 de abril de 2019

Poesia numa Primavera ventosa. Maria Tereza Horta. «Me deponho e me defendo empunho faca e fenda no fundo sangue do tempo»

jdact

Penumbra
«(…) Por dentro da penumbra
o cheiro a fruta
o gosto do feno no afago

os gomos do gozo
onde se afundam
pétala por pétala no poço do teu hálito»

Faca e Funda
«São cíclicos os sentidos
na lenta raiva dos meses
no cuidado com que visto

o amor todas as vezes
quantas contigo
me dispo

ou desfruto
deixo
e minto

Me deponho e me defendo
empunho
faca e fenda
no fundo sangue do tempo»

Gota de Água
«Gota de água
eu
em tua boca

A matar-te a sede
de solidão incerta

O que mais serei eu
se apenas
essa chuva

Gota aprisionada
que logo se liberta?»
Poemas de Maria Tereza Horta, in As Palavras do Corpo

In Maria Tereza Horta, As Palavras do Corpo, Publicações dom Quixote, Lisboa, 2014, ISBN 978-972-204-903-0.

Cortesia de PdonQuixote/JDACT