quinta-feira, 25 de abril de 2019

Meninas. Maria Teresa Horta. «Lembro-me da queda e também de não ter sentido nenhum desassossego, primeiro aturdida e logo sufocada de maravilhamento diante do esplendor…»

jdact

Ondas
«(…) Salvas de quê? De quem? De nós mesmas? Nós, de nós mesmas? 

Impossível imaginar como o mar rugia, gelado e cor de chumbo na turbulência das ondas implacáveis, sublevadas, debaixo dos nossos pés, enquanto descíamos muito lentamente até elas, eu e a minha avó que gritava a pedir ajuda, ambas no mesmo nó de absurdo a caminho da morte.
Afinal nem sequer senti medo.
Creio mesmo não ter sentido coisa alguma pelo lado do negrume, com uma flor branca, mínima e amachucada apertada entre os dedos, colhida por mim enquanto catava por entre as ervas daninhas, folhas, caules e pétalas, líquenes, seixos e escaravelhos pequenos, também por entre os interstícios das pedras do chão, no Largo do Infante, à procura de nada. Matilde pára de abanar o banco!, ralhou a minha avó, e apesar de nem sequer me ter aproximado do banco de jardim onde ela lia, fui aquietar-me a seu lado, bem comportada, com a flor alva entre os dedos e a palma da mão suada, a tentar dominar o sobressalto que já então me causava o saber-me injustiçada e também perplexa por sentir o chão a mover-se debaixo dos meus pés, num repuxar diferente dos tremores de terra a que a ilha do Faial já me habituara. E ali fiquei emudecida, a cheirar no vento agreste que entretanto se levantara do lado do oceano à nossa frente o mesmo odor de sempre, numa mistura entrançada-entrelaçada de terra e mar, de salsugem e gaivotas, de limos e verdete.
Mãos poisadas no colo de menina que recusa bonecas, joelhos magros e arranhados, a tentar ver para além do que a minha pouca altura me permitia, excepto quando o meu pai me sentava na balaustrada, com as pernas balançando sobre a imensidão, e eu me demorava a olhar em frente até me deter na anilada linha do horizonte, deixando navegar os olhos pelo oceano embravecido, em direcção ao qual eu e a minha avó já tombávamos, quebrada silenciosamente a placa de cimento onde o nosso banco estava assente, espécie de círculo de betume pouco a pouco a desprender-se das suas vigas interiores, dos seus cabos e fios de aço, arrastando-nos numa queda lenta, sem que ainda déssemos por isso.
Lembro-me da queda e também de não ter sentido nenhum desassossego, primeiro aturdida e logo sufocada de maravilhamento diante do esplendor, enquanto ela durou no sentido das ondas, comigo perfeitamente imóvel no centro da voragem. O rugido do mar a tornar-me surda para os gritos da minha avó de pé a meu lado gesticulando, e para o cada vez mais longínquo choro da minha irmã, que ficara do lado de fora do buraco lá no alto, de onde pouco a pouco nos íamos distanciando.
A imaginar-me já afogada, vogando sem fim à superfície das águas, como se do fundo da memória dos séculos me chegasse a imagem de Ofélia, ou eu fosse estilhaço de pensamento alheio, personagem de um filme ou de um romance, da história encantada de um livro ou ainda de um sonho. Quem sabe mesmo se impossível presságio do suicídio nesse mesmo ano de Virginia Woolf em águas outras de lodo e rio, enquanto, frente à vastidão alterosa, a minha vida estava na realidade dependente de cabos, correntes, de amarras e traves e roldanas, fios de aço ou de improváveis poderes de deuses caprichosos. Vagas imensas, na sua mistura luzente de escuridade e esmeralda». In Maria Teresa Horta, Meninas, Publicações dom Quixote, 2014, ISBN 978-972-205-611-3.

Cortesia de PdQuixote/JDACT