quinta-feira, 16 de maio de 2019

A Herdeira. Sydney Sheldon. «Vou tentar, mas não sei se..., murmurou Sophia. Diga-lhe que, se não estiver aqui dentro de uma hora, será despedido. A expressão do rosto dela mudou. Vou ver o que posso fazer…»

Cortesia de wikipedia e jdact

Istambul, Sábado, 5 de Setembro. 22 horas
«Estava sentado sozinho e no escuro, atrás da mesa de Hajib Kafir, com os olhos voltados para as janelas empoeiradas do escritório e os minaretes intemporais de Istambul. Era um homem que se sentia bem numa dúzia de capitais do mundo, e Istambul era uma das suas favoritas. Não a Istambul para turistas da rua Beyoglu ou do espalhafatoso Bar Lalezab do Hilton, mas a Istambul dos recantos ocultos que só os muçulmanos conheciam: os yalis, os pequenos mercados além dos souks e o Telli Baba, o cemitério onde só uma pessoa estava enterrada e aonde ia gente para rezar na sua intenção. A espera do homem era marcada por uma paciência de caçador e pela absoluta imobilidade de que domina o corpo e as emoções. Era do País de Gales e tinha a beleza enigmática e tempestuosa dos seus antepassados. Cabelos pretos, rosto forte e olhos vivos, de um azul intenso. Tinha mais de um metro e oitenta de altura e o corpo de um homem que se mantinha em boas condições físicas. Os cheiros de Hajib Kafir impregnavam a sala, o seu fumo adocicado, o seu acre café turco e o seu corpo gordo e oleoso. Rhys Williams não dava atenção a esses odores. Estava pensando no telefonema que lhe haviam dado de Chamonix uma hora antes.
Um terrível acidente! Creia que estamos todos arrasados, Williams. Tudo aconteceu com tanta rapidez que não houve chance de salvá-lo. O Roffe morreu instantaneamente. Sam Roffe era presidente da Roffe and Sons, a segunda companhia de produtos farmacêuticos do mundo, uma dinastia de muitos milhões de dólares que se espalhava por todo o globo. Era impossível acreditar na morte de Sam Roffe. O homem sempre fora muito dinâmico, cheio de vida e energia, sempre em movimento, dentro de aviões que o levavam a fábricas e escritórios da companhia através do mundo, onde resolvia problemas que os outros nem podiam enfrentar, criava novos conceitos e fazia todos trabalhassem mais e melhor. Embora houvesse sido casado e tivesse uma filha, o seu único interesse na vida havia sido os negócios. Sam Roffe tinha sido um homem brilhante e extraordinário. Quem poderia substituí-lo? Quem seria capaz de governar o imenso império que ele deixava? Roffe não havia escolhido um herdeiro legítimo. Também não havia pensado em morrer aos cinquenta e dois anos. Sempre pensara que havia tempo de sobra. E agora o tempo estava esgotado. As luzes do escritório se acenderam de repente. Rhys Williams olhou para a porta, ofuscado por um momento.
Williams! Não sabia que havia alguém aqui. Era Sophia, uma das secretárias da companhia, que era sempre designada para servir Williams quando ele estava em Istambul. Turca, na casa dos vinte anos, tinha um belo corpo sensual, estonteante de promessas. Fizera Rhys saber, através de subtis e antigas sugestões, que estava à sua disposição para dar-lhe os prazeres que desejasse, na hora que quisesse, mas Rhys não se interessava. Sophia disse: voltei para acabar algumas cartas para o Kafir. Acrescentou, então, com uma voz bem doce: quem sabe se não posso também prestar-lhe algum serviço... Quando ela se aproximou da mesa, Rhys sentiu o cheiro almiscarado de um animal selvagem no cio. Onde está o Kafir? Sophia abanou a cabeça com pesar. Já foi e não volta mais hoje. Deseja alguma coisa? Alisou com as palmas das mãos macias e hábeis à frente do vestido. Tinha olhos negros e húmidos.
Desejo, sim. Procure-o. Não sei onde ele pode estar... Tente o Kervansaray ou o Mermara. Estaria decerto no primeiro desses lugares, onde uma das amantes de Hajib Kafir apresentava a dança do ventre. Mas Kafir era imprevisível. Poderia até estar em casa junto com a mulher.
Vou tentar, mas não sei se..., murmurou Sophia. Diga-lhe que, se não estiver aqui dentro de uma hora, será despedido. A expressão do rosto dela mudou. Vou ver o que posso fazer, Williams. Encaminhou-se para a porta. Apague a luz quando sair. De qualquer maneira, era mais fácil ficar ali no escuro na companhia dos seus pensamentos. A imagem de Sam Roffe estava presente sempre. A escalada do monte Branco deveria ter sido fácil naquela época do ano, começo de Setembro. Sam tinha tentado a empreitada anteriormente mas as tempestades o haviam impedido de chegar ao cimo. Desta vez vou cravar lá em cima a bandeira da companhia, dissera ele a Rhys. E então houvera o telefonema de há pouco, quando ele se preparava para deixar o Pera Palace, onde estivera hospedado. Ouvia ainda a voz nervosa ao telefone. Estavam atravessando a geleira... Roffe falseara o pé e a sua corda se partira. Caíra numa fenda profunda. Rhys podia visualizar o corpo de Sam na colisão com o gelo implacável e a sua queda no abismo. Procurou então afastar a cena do espírito. Aquilo já era passado. O presente é que surgia repleto de preocupações. Era preciso comunicar a morte às pessoas da família de Sam Roffe, e elas estavam espalhadas por várias partes do mundo». In Sydney Sheldon, A Herdeira, Edições ASA, 2018, ISBN 978.989-234-299-3.

Cortesia de EASA/JDACT