domingo, 19 de maio de 2019

A Rosa dos Ventos. Materiais para uma Opereta sem Música. Gonzalo Torrente. «Respondi-lhe que lhe agradecia muito, mais aquela prova de lealdade e que, como compreendia a situação dela e a aprovava…»

jdact

«(…) Eu também gostava de o ouvir, a esse mago, quando tocava, e também quando falava e nos contava as suas recordações de pessoas famosas de Paris, umas mortas, como Chopin, outras ainda vivas, como a famosa George Sand (de quem, aliás, se ria). Apercebi-me sem grande esforço da simpatia mútua nascente entre Amélia e Franz Liszt. Pensei na minha mulher: esta criatura pode ver a sua beleza fanar-se sem ficar com uma recordação de amor e saí de casa. Pouco depois de ler a carta de Liszt, Amélia veio, uma noite, aos meus aposentos e confessou-me que estava grávida. Há muitas razões, entre outras, a nossa lealdade mútua, pelas quais ponho nas tuas mãos a solução. Aceito, se for legal, o repúdio, porque tens esse direito; também aceito o divórcio; estou disposta, ainda assim, a partir e a ter um filho secreto, mas será um segredo inevitavelmente relativo, porque ser sabido de todas as más línguas de Viena faz parte do costume e do tolerável. Se te ocorrer alguma outra solução, obedecer-te-ei.
Respondi-lhe que lhe agradecia muito, mais aquela prova de lealdade e que, como compreendia a situação dela e a aprovava, lhe pedia que ficasse no palácio e tivesse o filho como se fosse meu, se não a envergonhasse o facto de a criança usar o meu nome e passar por legítima diante do mundo. Nesse oferecimento vejo a nobreza do teu coração, mas peço-te que me dês algum tempo para pensar. Admitirás, dada a tua magnanimidade, que consulte o pai? Naturalmente, sabes onde está agora? Uma princesa reinante tem sempre um pretexto para passar uns dias em Karlsbad. Avisa-me com antecedência da tua viagem e terei tudo preparado. Foram e vieram cartas entre Amélia e Franz Liszt. Não sei o que ele faria com as que recebia: eu atirei para o fogo as cópias sem as ler porque, não será um direito básico de qualquer pessoa o segredo do seu adultério?
Vou tal dia, disse-me Amélia; e tal dia partiu. Decidimos que o que vier nasça aqui e passe por teu até atingir a maioridade e, então, lhe seja revelado quem é. É esse o teu desejo? Não, respondeu, e começou a chorar; não acho justo dar-te um filho para depois to tirar, e continuou chorando. Por algum gesto involuntário deduzi que a sua entrevista com o génio das melenas escorridas, do estupendo nariz, dos dedos como gaivotas, não tinha sido feliz: Amélia havia-lhe falado da possibilidade de se divorciar, que ele recusou pelo facto de a sua religião não lho permitir. O mais grave, contudo, foi a carta que o meu primo enviou a Amélia. Não te lembras de que eu te proibi de teres mais filhos? A que propósito te passou pela cabeça ficares grávida? Se for menina, sorte vossa, do tonto com quem te casaste e tua; mas, se for varão, negar-lhe-ei, com provas, a legitimidade e não o reconhecerei como herdeiro.
Caramba para a Águia do Leste, como chamava Amélia ao meu primo! Chegou a altura do nascimento de Myriam. Disse-lhe: convém que encarregues alguém da tua inteira confiança de revelar à tua filha quem é, quando chegar o momento, para o caso de qualquer um de nós desaparecer. Pensas morrer?, perguntou-me com susto. Não, mas convém prever tudo». In Gonzalo Torrent, La Rosa de los vientos, A Rosa dos Ventos, Materiais para uma Opereta sem Música, Difel, Linda-a-Velha, 1995, ISBN 972-29-0326-8.

Cortesia de Difel/JDACT