sábado, 19 de março de 2022

As Três Sereias. Irving Wallace. «Mas porque motivo se sente nervosa? Hackfeld já concordou em conceder um subsídio. Sabe que Maud afirma que necessitamos de mais. Como pode Hackfeld insistir num grupo…»

jdact

«(…) Depois de acabar de comer os ovos, Claire ergueu os olhos e fitou o marido, que continuava ocupado com a sua refeição. Não se devia nunca observar uma pessoa quando ela comia. Parece ridícula, distorcida, comodista. Claire separou Marc da comida. Ele dava sempre a impressão de ser mais baixo do que ela, disse de si para si. Tem um metro e oitenta e três de altura, mas existe nele um hormónio perverso que lhe reduz a altura. Contudo, considerava-o fisicamente atraente. As suas feições, as suas proporções, eram correctas, regulares, equilibradas. O corte do cabelo parecia um anacronismo num rosto tão rígido, tão grave, embora lhe ficasse bem quando ele sorria, gracejava, se encontrava contente ou esperançado. Os olhos, de um cinzento opaco, eram profundos, mas bem distanciados um do outro. O nariz era aquilino, os lábios finos. Todavia, no aspecto geral, era belo, irradiava sinceridade, por vezes simpatia, como um estudioso austero. Tinha o corpo compacto, demasiado musculoso, de um atleta de segundo plano. Usava ternos largos, mas elegantes, que lhe assentavam bem. Se o aspecto dissesse tudo, pensou Claire, Marc seria mais feliz e ela reflectiria a felicidade dele. Mas o seu interior, sabia Claire, vestia com frequência roupagens diferentes, e ressentia-se do seu acanhamento. Não quis suspirar alto, porém isto aconteceu. Marc ergueu os olhos, interrogativamente. Claire tinha de dizer qualquer coisa. E disse: Sinto-me um pouco nervosa quando penso no jantar especial desta noite, nos convidados...

Mas porque motivo se sente nervosa? Hackfeld já concordou em conceder um subsídio. Sabe que Maud afirma que necessitamos de mais. Como pode Hackfeld insistir num grupo tão grande se se mostra tão avaro em relação ao dinheiro? É por isso que ele é rico. Ademais, tem muitas outras coisas em que pensar. Pergunto-me como Maud resolverá o problema com ele, declarou Claire. Deixe isso com ela. É a sua especialidade. Os olhos de Claire seguiram Suzu até ao fogão. Suzu, que haverá para esta noite? Frango à Teriyaki. O caminho para a bolsa de um homem passa pelo seu estômago. Brilhante, Suzu. Isso é bem verdade, retorquiu ela, sorrindo. Que bolsa? Que estômago? Maud Hayden encontrava-se à porta da sala de jantar. Os cabelos grisalhos achavam-se indescritivelmente revoltos, talvez devido ao vento. O rosto largo e enrugado estava corado. O corpo forte, mas atarracado, parecia não ter formas no casaco com capuz cor-de-rosa e na saia de flanela azul-marinho, e nos sapatos largos, grosseiros. Ela agitou sua bengala, um produto do Equador e do país dos jívaros. Qual é o assunto da conversa?, perguntou. Cyrus Hackfeld, o depositário do nosso dinheiro, respondeu Claire. Tomou já o café? Sim, há já algumas horas, disse Maud, tirando o capuz. Brrr. Faz um frio dos diabos lá fora. Sol e palmeiras, e contudo quase que enregelamos. Que espera em Março?!, exclamou Marc. O tempo da Califórnia, meu filho. Sorriu para Claire. De uma maneira ou de outra, dentro de poucas semanas teremos todo o tempo tropical que conseguirmos suportar. Marc ergueu-se e estendeu a pasta à mãe. A última comunicação sobre as pesquisas acaba de chegar.

Nem uma palavra sobre as Sereias. Um Daniel Wright viveu em Londres. E, até há muito pouco tempo, um Thomas Courtney exerceu a advocacia em Chicago. Maravilhoso!, exclamou Maud, despindo o casaco, com o auxílio de Marc. É do Courtney que eu dependo. Não calcula quanto vai-me auxiliar. Em seguida, dirigindo-se a Claire, acrescentou: Cada viagem de estudo decente demora de seis meses a um ano, e em certos casos mesmo dois anos. A mais curta em que tomei parte demorou apenas três meses. Mas aqui temos umas ridículas seis semanas. Por vezes, demoramos este tempo a localizar o nosso informante mais importante, uma pessoa na aldeia que seja relativamente digna de crédito, que conheça as lendas e a história, que não se importe de falar. Não é possível descobri-lo numa semana e estabelecer depois contacto com ele do dia para a noite. Tem de se esperar com paciência, aguardar que ele se habitue a nós, que aprenda a confiar em nós, e, por fim, que se dirija mesmo a nós. Se se descobre o homem de que se necessita, ele arranja as coisas de maneira a que não encontremos dificuldades na aldeia. Bem, no presente caso tivemos muita sorte. Courtney, se é o que Easterday diz dele, parece-me o perfeito intermediário. Ele tem o povo das Sereias preparado para nos dispensar um bom acolhimento. Compreende-nos e às nossas necessidades». In Irving Wallace, As Três Sereias, Livros do Brasil, Colecção Dois Mundos, 2000, ISBN 978-972-381-025-7.

Cortesia de LdoBrasil/DMundos/JDACT

JDACT, Irving Wallace, Literatura, A Arte, Polinésia,