terça-feira, 23 de agosto de 2011

Fundação Oriente. La Place Mysterieuse: Companhia de Dança Mademoiselle Cinema, dia 8 Setembro de 2011. Auditório, 21h30

Cortesia de foriente

«La Place Mysterieuse conta uma história, passada no interior de uma casa onde fragmentos de memórias são revisitados. Imagens gravadas, imagens em tempo real e bailado combinam-se de forma a criar uma fantasia de rotina doméstica e familiar. O ponto de partida para esta história é o ano de 1989, o ano da queda do Muro de Berlim. As relações familiares e internacionais alteram-se a um ritmo alucinante e torna-se cada vez mais difícil manter um sentimento comum de felicidade e compreensão. Cenas do passado e do presente – pessoas e imagens de Berlim e de Tóquio – juntam-se e confortam-se mutuamente. As bailarinas pertencem a diferentes gerações e são originárias de diferentes cidades e países. Contudo, cada uma delas desempenha o seu papel de residente na casa (neste caso, a esfera do palco) à medida que vão seguindo a história da vida de uma mulher num país estrangeiro e longe do seu país de origem.
O espectáculo que, a par do bailado integra artes visuais, objectos artísticos e figurinos fora do comum, foi coreografado por Naoko Ito que lhe imprimiu uma perspectiva e sensibilidade marcadamente femininas.



A companhia Mademoiselle Cinema foi fundada em 1993 pela coreógrafa que, partindo da premissa de que a era moderna pertence às mulheres, decidiu contar apenas com um elenco de bailarinas». In Fundação Oriente, Espectáculos, La Place Mysterieuse, Companhia de Dança Mademoiselle Cinema, Japão.

JDACT