quarta-feira, 14 de março de 2012

BNP. Exposição. O desenho da escrita em Portugal. «A primeira parte, “Criação e Normalização Caligráfica”, inicia-se com o estudo da evolução da escrita que conduzirá a uma estabilização de um conjunto de estilos caligráficos convencionados. A “Expressão e Conceptualização da Letra” aplica-se à terceira parte da investigação que se inicia com um estudo em torno das primeiras utilizações da tipografia»

Cortesia da bnp

Três movimentos da letra. O desenho da escrita em Portugal
Exposição, até ao dia 14 de Abril de 2012. Galeria Piso 1.

«Esta exposição, preparada por Jorge dos Reis, pretende determinar as três áreas artísticas que fazem uso da letra: a caligrafia, a poesia tipográfica e as artes plásticas. Dentro de cada uma destas áreas seleccionam-se quatro autores que possam revelar as estratégias tipográficas e caligráficas aplicadas no processo de construção da obra e que permitam um entendimento do desenho da escrita em Portugal.
A primeira parte, denominada Criação e Normalização Caligráfica”, inicia-se com o estudo da evolução da escrita que conduzirá a uma estabilização de um conjunto de estilos caligráficos convencionados. Uma cronologia da caligrafia em Portugal permite fazer a transição para a caligrafia no nosso país onde são estudados os manuais caligráficos de Manuel Barata, Manuel de Andrade de Figueiredo, António Jacinto de Araújo e Joaquim José Ventura da Silva.

Cortesia da bnp

“Libertação e Experimentação Tipográfica” constituem a segunda parte do estudo iniciando-se com uma análise gráfica e histórica da notação musical, permitindo a observação consequente da partitura primitiva do século IX em contraponto com a notação linguística da fonética. Enquadram-se um conjunto de cinco obras paradigmáticas da, denominada, notação tipográfica que irá permitir consolidar o conceito de poesia tipográfica aplicado a determinadas obras de Ernesto Melo e Castro, Salette Tavares, Américo Rodrigues e Manuel Portela.
A designação Expressão e Conceptualização da Letra” aplica-se à terceira parte da investigação que se inicia com um estudo em torno das primeiras utilizações da tipografia no campo das artes plásticas onde o cartaz servia de suporte para a sua visualização. De forma sequencial são três autores que vão consolidar a utilização da tipografia no universo das artes plásticas: Picasso, Klee e Duchamp. Este último vai espoletar, na época contemporânea, quatro conceitos de abordagem denominados “stencil” tipográfico, escrituralismo tipográfico, design tipográfico e luz tipográfica que serão aplicados na análise de um conjunto de obras de João Vieira, António Sena, João Louro e João Penalva.

Cortesia da bnp

Encontra-se no prelo uma obra, em três volumes, com o mesmo título e da autoria de Jorge dos Reis, que acompanha esta exposição». In Biblioteca Nacional de Portugal.

Cortesia da BN de Portugal/JDACT