sexta-feira, 23 de março de 2012

A Bela Poesia. Os Poemas da Minha Vida. Guerra Junqueiro. «Com meu oiro em montão podiam-se comprar os impérios dos reis e os navios do mar. E a lágrima celeste, ingénua e luminosa, ouviu, sorriu, tremeu, e quedou silenciosa»

Cortersia de leiloes


A Lágrima

Manhã de Junho ardente. Uma encosta escalvada,
seca, deserta e nua, à beira duma estrada.

Terra ingrata, onde a urze a custo desabrocha,
bebendo o Sol, comendo o pó, mordendo a rocha.

Sobre uma folha hostil duma figueira brava,
mendiga que se nutre a pedregulho e lava.

A aurora desprendeu, compassiva e divina
uma lágrima etérea, enorme e cristalina.

Lágrima tão ideal, tão límpida que, ao vê-la,
de perto era um diamante e de longe uma estrela.

Passa um rei com o seu cortejo de espavento,
elmos, lanças, clarins, trinta pendões ao vento.

No meu diadema, disse o rei, quebrando o olhar,
há safiras sem conta e brilhantes sem par.

Há rubis orientais, sangrentos e doirados,
como beijos de amor a arder, cristalizados.

Há pérolas que são gotas de mágoa imensa,
que a Lua chora e verte e o Mar gela e condensa.

Pois brilhantes, rubis e pérolas de Ofir
tudo isso eu dou, e vem, ó lágrima, fulgir.

Nesta coroa orgulhosa, olímpica e suprema,
vendo a globo a meus pés do alto do teu diadema!

E a lágrima celeste, ingénua e luminosa,
ouviu, sorriu, tremeu, e quedou silenciosa.
[...]

Debaixo da figueira então um cardo agreste,
já ressequido, disse à lágrima celeste:

'A terra onde o lilás e a balsamina medra,
para mim teve sempre um coração de pedra.

Nunca junto de mim, ulcerado de espinhos,
ouvi trinar, gorjear a música dos ninhos.
[...]

E algum tempo depois o triste cardo exangue,
reverdecendo, dava uma flor cor de sangue,

Dum roxo macerado e dorido e desfeito,
como as chagas que tem Nosso Senhor no peito.

E ao cálix virginal da pobre flor vermelha
ia buscar, zumbindo, o mel doirado a abelha!...

Poema de Guerra Junqueiro, in 'Os Poemas da Minha Vida,  de Maria Alzira Seixo'


JDACT