quarta-feira, 5 de setembro de 2018

O Último Judeu. Noah Gordon. «Tanto a imagem do Senhor quanto a cruz estavam embaçadas e não mostravam detalhes. Depois da visão, ele tornou a mergulhar num sono»

Cortesia de wikipedia e jdact

O Primeiro Filho.
Toledo, Castela. 23 de Agosto de 1489.
O Filho do Ourives.
«(…) Certamente não, pensou, horrorizado ao perceber que tinha falado estupidamente em voz alta. É sim, meu filho. Atestado pelos que lidam com essas coisas em Roma e enviado para nós por S. E. o cardeal Rodrigo Lancol. A mão de Espina segurando o objecto tremeu de um modo estranho para quem, há anos, era um bom cirurgião. Cuidadosamente, ele devolveu o osso ao padre e deixou-se cair outra vez de joelhos. Dando rapidamente graças, juntou-se ao padre Sebastián em mais uma prece. Mais tarde, de novo sob o sol quente do lado de fora, Espina notou que havia homens armados nos terrenos do mosteiro, homens que não pareciam frades. Não viu o garoto ontem à noite, enquanto ele ainda estava vivo, padre? Não vi, disse o padre Sebastián, que também informou, finalmente, porque o mandara chamar. Este mosteiro encomendou ao ourives Helkias um relicário moldado em ouro e prata. Devia ser uma peça notável, com a forma de um cibório, para alojar a nossa relíquia sagrada durante os anos que levaremos para financiar e construir uma urna adequada em honra de Santa Ana. Os esboços do artesão eram esplêndidos, sugerindo, em cada detalhe, que o trabalho acabado seria digno da tarefa recebida.
O garoto devia ter entregue o relicário ontem à noite. Quando seu corpo foi encontrado, ao lado dele havia uma bolsa de couro vazia. É possível que aqueles que o mataram sejam judeus, mas também podem ser cristãos. Espins é um médico que tem acesso a muitos lugares e à vida de muita gente. Cristão, mas também judeu. Queria que descobrisse a identidade dos responsáveis. Bernardo Espina enfrentou com ressentimento a insensível ignorância daquele clérigo, para quem um convertido era bem recebido em que, sou talvez a última pessoa que o senhor deveria encarregar de uma tarefa dessas, reverendo. Não importa. O padre contemplou-o com ar obstinado e com a implacável crueza de alguém que desistira dos confortos terrenos para apostar tudo no mundo vindouro. Vai-me encontrar esses ladrões assassinos, meu filho. Tem de mostrar aos nossos demónios que podemos proteger-nos contra eles. Tem de trabalhar pela sua Igreja.

A Dádiva de Deus
O padre Sebastián sabia que frei Júlio Pérez era um homem de fé impecável, alguém que seria o escolhido para dirigir o mosteiro da Assunção se ele tivesse de se afastar em virtude da morte ou de algum outro imprevisto. Contudo, o sacristão da capela era prejudicado por uma inocência excessivamente confiante. O padre Sebastián achava perigoso que, dos seis homens de armas, dos seis guardas de olhar duro contratados para vigiar os perímetros do mosteiro, só três fossem conhecidos pessoalmente por frei Júlio ou por ele próprio. O padre estava dolorosamente consciente de que o futuro do mosteiro, assim como o seu futuro pessoal, repousava na pequena caixa de madeira escondida na capela. A presença da relíquia enchia-o de gratidão e renovava o seu sentimento de assombro, mas também lhe aumentava a ansiedade, pois tê-la sob a sua guarda era ao mesmo tempo uma grande honra e uma terrível responsabilidade. Quando menino em Valência, com pouco mais de doze anos, Sebastián Alvarez vira alguma coisa na superfície polida de um cântaro de cerâmica preta. A visão, porque ele sabia que era isso, ocorreu-lhe no meio de uma noite assustadora, quando acordou no quarto que compartilhava com os irmãos, Augustin e Juan António. Ao contemplar a cerâmica preta sob a luz da lua que entrava no aposento, viu o próprio Senhor Jesus crucificado. Tanto a imagem do Senhor quanto a cruz estavam embaçadas e não mostravam detalhes. Depois da visão, ele tornou a mergulhar num sono doce e aconchegante; quando despertou de manhã, a visão desaparecera, mas a lembrança do que havia visto continuava perfeitamente clara na sua mente. Nunca revelou a ninguém ter sido escolhido por Deus para receber uma visão. Os irmãos mais velhos iam zombar e dizer que ele vira o dragão da lua reflectido no cântaro. O pai, um barão que achava que a sua linhagem e as suas terras lhe davam o direito de ser uma besta grosseira, lhe teria batido por querer fazer os outros de bobo. A mãe era uma figura anulada; vivia com medo do marido e raramente falava com os filhos.
Mas após a noite da visão, esteve sempre claro para Sebastián o papel que lhe estava reservado na vida. Logo, ele demonstrou uma piedade, que tornou fácil para a família encaixá-lo no serviço da Igreja. Após a ordenação, o padre contentou-se em servir humildemente em várias funções sem importância. Só no sexto ano após a ordenação, ele seria ajudado pela crescente importância do irmão Juan António. Augustin herdara o título e as terras em Valência, mas Juan António fizera um excelente casamento em Toledo e a família da esposa, os poderosos Bórgia, conseguiram que Sebastián fosse indicado para a Sé de Toledo. Sebastián foi nomeado capelão de um novo mosteiro jeronimita e assistente do seu prior, padre Jerónimo Degas». In Noah Gordon, O Ùltimo Judeu, Uma História de Terror na Inquisição, Editora Rocco, 2000, ISBN 978-853-251-171-6.

Cortesia de ERocco/BertrandE/JDACT