domingo, 17 de fevereiro de 2019

O Espião de João II de Portugal. Deana Barroqueiro. «Fizera-se um silêncio pesado de ameaças, apenas ferido pelo choro das moças, no horror de se verem disputadas como peças de um saque»

jdact

O corsário de Malabatr
«(…) Como se chama a estriga? Brisa da Madrugada - responde, com um suspiro, afastando-se com ela sob um coro de gargalhadas. Capitão, e as outras mulheres?, quer saber o lugar-tenente, quando o riso sossega. Se calhar, também têm jóias escondidas... Elas entregaram os cofres e as bolsas, diz Timoja com secura. O que fizeste aos outros serviu de lição. Queremos ver o que escondem! As mulheres são nossas. Temos esse direito! Tirem-lhes os véus! Dispam-lhes os panos!, bradam muitas vozes. Sim! Sim! Queremos vê-las! Pêro pressente a inquietação de Timoja ao ouvir o clamor dos piratas e compreende que o capitão procurara, com o entremez (de cariz cómico) da matrona e os castigos de alguns mercadores, satisfazer os instintos dos seus homens e gastar-lhes a fúria sem grandes custos em vidas, mas os corsários ainda não estão fartos.
Senhoras, estais a ouvi-los?, diz Timoja, dirigindo-se às seis mulheres. Tirai o vosso roubend e soltai o hyader, se não quereis que vo-los tirem à força. Por entre protestos indignados dos prisioneiros, que os piratas contêm a custo com pancadas e ameaçando-os com as armas, as seis mulheres soltam os mantos e retiram os véus, baixando as cabeças para ocultar a vergonha. Duas moças persas e uma árabe no melhor da sua juventude e beleza são um espectáculo capaz de tocar qualquer coração, mesmo os acostumados a bater mais ao som de guerra que de amor. Brilhantes como azeviche, as cabeleiras soltam-se dos barretes de tela de ouro que sustêm o véu e envolvem-nas como um manto de seda, emoldurando os rostos muito brancos das persas e moreno da árabe, onde se rasgam os mesmos olhos negros de um veludo de Meca. As outras três mulheres, de idade madura e honesta condição, são decerto mães ou governantas das donzelas, como o indicam os cuidados com que as rodeiam e os olhares de escândalo e ódio lançados aos corsários.
Como são belas!, murmura Schaban, contorcendo as cordas dos pulsos. Malditos sejam! Que lhes vão fazer? Não sei! Podem querer vendê-las ou ficar com elas. Não sei! Como posso ajudá-las, assim atado de pés e mãos? Não desesperes, que enquanto há vida há esperança, acode Pêro, voltando a sua atenção para Timoja e as prisioneiras. Quereis o adorno do nariz da minha Nurunnihar?, inquire com altivez a dama persa. Tomai-o e deixai a donzela cobrir o rosto, se tendes alguma honra em vossos corações. As duas moças levam a mão à argola de ouro muito bem lavrada, presa à asa do nariz, mas Timoja faz-lhes sinal para a deixar no lugar. Cobri-vos, ordena-lhes e, apesar dos protestos dos seus homens, as mulheres velam os rostos das donzelas e escondem a formosura dos seus corpos no sudário dos mantos.
As mulheres são parte do saque, meu capitão, desafia o piloto corsário. Quatro são velhas e as três moças não chegam para todos. Pensais em vendê-las? O melhor quinhão para os mais bravos, protesta o homem de tronco nu, coberto de escaras, avançando para o grupo. Tenho primazia na escolha... Eu fui o primeiro na abordagem, grita um tomba-lobos, barrando-lhe o passo, de sabre desembainhado. Ousas disputar-me o galardão? Não sois os únicos interessados, rosna Marakkar, metendo-se entre ambos. As fêmeas devem ser sorteadas, alvitra um mocetão que aguça o punhal contra a lâmina de uma espada curta. Ou irem a leilão. Timoja que decida. Querem as donzelas para eles!, murmura Schaban. Com os ânimos assim acesos, se Timoja recusar, arrisca-se a um motim.
Fizera-se um silêncio pesado de ameaças, apenas ferido pelo choro das moças, no horror de se verem disputadas como peças de um saque. Timoja ergue a mão para falar e todos os olhos se pregam nele, os gestos tensos, à espera. Pêro admira o moço corsário pelo poder que tem sobre esta chusma, curtida no medo e na morte, que lhe obedece com uma fé cega, quando ele a conduz ao assalto de um navio ou povoação. Combatestes bem e mostrastes como no Malabar ainda há homens livres que lutam para libertar a sua nação do jugo dos usurpadores estrangeiros. Tendes direito a uma parte do saque, sendo a outra parte destinada, como sabeis, a construir mais navios e manter esquadras cada vez mais fortes para expulsar os mouros das nossas terras. Por isso, jurámos que o nosso corso seria nobre, sem mortes desnecessárias e sem violações ou ofensas a donzelas e mulheres honestas. No entanto, se persistis em querer as prisioneiras, mesmo contra minha vontade e o nosso juramento, tereis de lutar por elas, segundo as leis da nossa nação, lançando os vossos desafios a quem as deseje defender. Como vai ser?» In Deana Barroqueiro, O Espião de D. João II, na Demanda dos Segredos do Oriente e do Misterioso Reino do Preste João, Ésquilo, Lisboa, 2010, ISBN 978-989-809-258-8.

Cortesia de Ésquilo/JDACT