quarta-feira, 6 de fevereiro de 2019

A Criada do conde Henrique. 1147. Assim Nasceu Portugal. Domingos Amaral. «Afonso Henriques sorriu, ligeiramente cínico: afinal, meu pai dormiu convosco? Não!, enxofrou-se dona Justa. Com uma rainha!»

jdact

A Criada do conde Henrique. 1147
Lisboa, Outubro de 1147
«(…) Dona Urraca ordenou que fosse Ana Justa a matar o menino, metendo-o numa bacia ou atirando-o ao rio. A ama prometeu obedecer, mas escondeu a criança num curral, como se fosse um Jesus nas palhinhas. Quando o conde regressou, contou-lhe o que fizera e ele decidiu ir a Cárquere. Mal dona Urraca partiu, levámo-lo ao mosteiro. Como o pequeno Ramiro tinha apenas dias, a viagem foi arriscada, mas Ana Justa trouxera, na carroça, mantas para o aquecer e uma cabra, cujas tetas mugia para aleitar o menino. O conde agradeceu-lhe o feito e, já em Cárquere, entregou o bastardo a Martinho Soure. Depois, mandou-me regressar a Astorga, contou dona Justa.
Nos três anos seguintes, o pequeno Ramiro cresceu em Cárquere, como muitas outras crianças abandonadas pelos ricos-homens da região. E provavelmente lá ficaria, anónimo, até à idade adulta, se entretanto dona Urraca e o conde Henrique não se tivessem zangado. O casamento da minha tia..., adiantou Afonso Henriques. Por causa disso, o meu avô Afonso VI expulsou o meu pai de Toledo. Enfurecido com as decisões imperiais, o conde Henrique insurgiu-se contra o sogro e também contra Afonso de Aragão, alegando que este não podia desposar uma mulher que apoucava com maldade.
O rei aragonês costumava dizer que Urraca gostava tanto de homens que tinha pena de só ter três buracos! indignou-se a ama. Uma gargalhada geral distendeu o ambiente pesado da tenda. Mas logo Afonso Henriques colocou a mão ao alto. Pouco tempo depois, morreu o meu avô... O desaparecimento do velho e doente Afonso VI gerou uma guerra cristã, motivada pelos ódios entre o casal formado por dona Urraca e Afonso de Aragão. Sem querer participar na contenda, o conde Henrique partiu em viagem para a Terra Santa. Só o revi um ano depois... Nessa data, contou a ama, o conde fora de novo chamado a Astorga, convencido por dona Teresa a aceitar uma proposta de paz de dona Urraca. Coisa que nunca aconteceu. Vosso pai cometeu um erro..., recordou a ama.
Ameaçou dona Urraca com a revelação de que o bastardo dela estava vivo! Enfurecida, a doida leonesa decidiu matar o conde Henrique e uma angustiada e triste Ana Justa assistiu à lenta degradação do seu senhor. Envenenado com peçonha pela cunhada, mesmo antes de morrer ele pediu que a criada e o padre Martinho entregassem Ramiro a Paio Soares, à época o alferes portucalense. Foi isso que fizemos, garantiu dona Justa. Entretanto, a rainha Urraca começou a espalhar a falsa troca das crianças, acusando Egas Moniz de ter substituído o aleijadinho Afonso Henriques pelo seu filho mais velho e dona Teresa ficou para sempre desconfiada de que aquele menino não era seu. Porque não desmentiram a patranha?, perguntou o rei. Na época, o silêncio de dona Justa, de Martinho Soure e de Paio Soares permitira a propagação da falsa intriga. Vosso pai tinha-nos pedido segredo!, defendeu-se dona Justa. E a rainha de Leão podia matar-nos! Martinho Soure era apenas padre num mosteiro menor e ela uma criada de quarto. Só Paio Soares teria força para enfrentar Urraca, porém também se acanhou.
Foi connosco buscar Ramiro a Cárquere, mas nos anos seguintes remeteu-se ao seu castelo, na Maia, e sofria de pesadelos só de pensar em dona Urraca!, contou dona Justa, pedindo desculpa a Chamoa por lhe criticar o falecido marido. A minha cunhada encolheu os ombros, mas Afonso Henriques considerou uma cobardia o silêncio da ama, do alferes e do padre. Haveis enganado minha mãe! Indignada, dona Justa ripostou-lhe: só me calei para proteger vosso pai! Proteger meu pai de quê?, perguntou o rei. Ele já estava morto! Enquanto as lágrimas lhe corriam pela cara a baixo e uma tristeza infinita lhe ensombrava os olhos, a ama gemeu: foi só uma noite, mas o meu amor perdeu-se... Afonso Henriques sorriu, ligeiramente cínico: afinal, meu pai dormiu convosco? Não!, enxofrou-se dona Justa. Com uma rainha!» In Domingos Amaral, Assim Nasceu Portugal, Oficina do Livro, Casa das Letras, 2017, ISBN 978-989-741-713-9.

Cortesia da CasadasLetras/JDACT