terça-feira, 12 de fevereiro de 2019

Rosa Brava. José Manuel Saraiva. «Ao entrar no Paço, menos de meia hora depois de convocado, Afonso Peres Sousa foi imediatamente conduzido aos aposentos reais, onde o soberano se encontrava a descansar…»

jdact

«(…) Fernando I tinha a perfeita noção de que aos poucos se começava a tornar cada vez maior em Portugal o fosso que separava a nobreza laica ou eclesiástica do povo das cidades e dos concelhos. Não ignorava que a generalidade dos portugueses vivia num constante tumulto de mortes, roubos e assaltos; não desconhecia que muito poucos ou nenhuns observavam as leis do reino, começando por ele próprio ao mandar recolher vinho e mantimentos sem nunca os pagar. E como não era dado a cumprir as leis, também não as fazia obedecer. Consentia que os infantes, seus irmãos, ou mesmo os poderosos e os alcaides das vilas por ele doadas, assaltassem terras e roubassem os lavradores, que violassem as viúvas e as solteiras sem qualquer prejuízo ou castigo exemplar. Igualmente, pouco ou nada se importava com o facto de fidalgos e prelados se apoderarem de bens alheios para os negociarem de seguida; ou que exigissem às vilas por onde passavam a venda das novidades abaixo do preço real; ou que se assenhoreassem, mesmo à força bruta, do recheio de casas e adegas. Eram estes, infantes, alcaides, fidalgos, prelados, que dispunham do poder de colocar nas vilas os juízes, almotacés e vereadores da sua inteira confiança para depois recusarem o pagamento de impostos para a construção de pontes e calçadas. Até mesmo clérigos compravam e vendiam mercadorias sem a respectiva autorização legal, ameaçando com a excomunhão todos os que não considerassem ser esse um privilégio que lhes cabia. Não constituía assim qualquer estranheza que a maioria dos portugueses se queixasse abundantemente dos corregedores do rei, que apenas julgavam e condenavam as causas dos pequenos e pobres. Era, pois, neste lodo social e político, na desonra e na ignomínia que assentava a base de governação de Fernando I, juntando a ela a constante tentação de responder ao apelo dos vencidos da guerra de Castela, refugiados aos milhares em Portugal, para conflituar com o país vizinho, sob a promessa de que o ajudariam a conquistar a respectiva coroa. Ciente dos principais problemas que afectavam o país, inteirado do clamor popular que um pouco por toda a parte se ia levantando contra a desordem do Estado, o monarca julgava-se quase sempre na necessidade de saber o que outros diziam dele e da sua governação, mesmo que esses outros pertencessem à nobreza laica ou à eclesiástica. Foi o caso, nesse dia.
Ao entrar no Paço, menos de meia hora depois de convocado, Afonso Peres Sousa foi imediatamente conduzido aos aposentos reais, onde o soberano se encontrava a descansar da jornada que empreendera por vários dias à região de Além-Tejo. Estava deitado sobre a cama, vestido e calçado ainda, com a cabeça apoiada no regaço da meia-irmã, a infanta Beatriz, filha de Pedro e de Inês Castro, por quem ele tinha, aliás, uma afeição especial desde os tempos de infância. Contai lá como foi esse casamento, pediu o rei Fernando, logo que o fidalgo entrou na câmara.
Aconselhado a sentar-se numa cadeira em frente ao leito, Afonso Peres Sousa respirou fundo, passando a descrever cronologicamente todos os passos que dera, desde a sua chegada a Barcelos até ao regresso a Lisboa. Longos minutos passados, já cansado de ouvir o que menos lhe importava, Fernando I interrompeu abruptamente o jovem e disse: não estou interessado em conhecer os detalhes da vossa viagem, se fostes ou não assaltado pelo caminho, se pernoitastes ao ar livre ou se vos hospedastes nalgum convento; o que eu quero saber antes de tudo é se ouvistes alguma conversa ao conde ou aos convidados sobre a situação política do país ou sobre a minha própria governação. Depois sim, depois podeis falar-me de tudo, até mesmo da sobrinha do senhor João Afonso Telo, que, ao que me dizem, é muito bela de rosto e de corpo». In José Manuel Saraiva, Rosa Brava, Oficina do Livro, 2005, ISBN 978-989-555-113-2.
                                                                                                              
Cortesia de OdoLivro/JDACT