sexta-feira, 3 de janeiro de 2020

Mentiras de Guerra. 1133-1134. Domingos Amaral. «Estaria prestes a dar-se a queda de Marraquexe, questionou-se Zhakaria? A criada de Hisn afirmara que a instabilidade grassava na Andaluzia, mas a ele afigurava-se-lhe impensável que o domínio de Ali Yusuf estivesse em risco»

jdact

Córdova. Fevereiro de 1133
«(…) Se aquele monumento estava de pé, ornamentado e mobilado como se lá morassem deuses e não pessoas, à família Benu Ummeya se devia, concluiu Zhakaria. Mas, como era possível que quem tão bem governara o califado de Córdova trezentos anos, quem construíra centenas de mesquitas pela cidade, quem a tornara um local de fé v'isitado por milhões de muçulmanos, tivesse caído em desgraça? O que acontecera de tão profundo e corrupto para que as gentes se revoltassem contra aqueles a quem tanto deviam?
Os livros antigos responsabilizavam os próprios Benu Ummeya, a degradação inexorável do seu sangue, embora houvesse quem atribuísse mais culpas ao hajibe Al-Mansor, o todo-poderoso ministro e usurpador dos poderes da família, que pedira ajuda aos berberes africanos para combater os cristãos e, de caminho, remetera um jovem califa a uma posição secundária, condenando-o a vaguear pelos jardins do Azzahrat como um tonto impotente. Pouco importava agora: Hixam III, avô das princesas, fora o último monarca que ali vivera, antes de ter renunciado ao trono, por se considerar incapaz de pacificar a Andaluzia. Cem anos tinham passado e nada de bom se aproveitava. O poder muçulmano fragmentara-se, o califado cordovês estilhaçara-se em pequenos reinos, as primeiras taifas, permitindo aos cristãos avançarem para sul, conquistando Toledo, Coimbra e outras cidades. E anos depois, os almorávidas tinham assentado arraiais, substituindo o califado de Córdova pelo de Marraquexe, primeiramente liderado por Yusuf, pai do actual califa, Ali Yusuf, que Zhakaria odiava.
Matava-o se pudesse...
Estaria prestes a dar-se a queda de Marraquexe, questionou-se Zhakaria? A criada de Hisn afirmara que a instabilidade grassava na Andaluzia, mas a ele afigurava-se-lhe impensável que o domínio de Ali Yusuf estivesse em risco. O maldito berbere, que, por temer a concorrência dos descendentes dos Benu Ummeya, condenara à morte Taxfin e Zulmira, além de ter colocado a prémio a cabeça das princesas Zaida e Fátima, era um homem poderoso, escudado nos seus implacáveis guerreiros dos desertos africanos, cuja brutalidade assustava os mais suaves árabes andaluzes.
Ismar, apesar de ser governador nomeado pelo califa, não era um almorávida, nem um berbere, era descendente de sírios. Zhakaria examinou aquele homem alto e entroncado, de traços perfeitos, com uma barba meticulosamente desenhada, uma fina tira que acompanhava os contornos do maxilar e do queixo. Era bonito, com uns olhos negros brilhantes e um encanto físico que seduzia, e Zhakaria rapidamente notou que ele era dotado de um carisma invulgar, pois falava com uma segurança e uma calma imperiais, às quais acrescentava um sentido de humor sofisticado, que usou para explicar a sua correspondência com a velha criada de Hisn, feita através dos corvos negros». In Domingos Amaral, Assim Nasceu Portugal, A Vitória do Imperador, Casa das Letras, LeYa, 2016, ISBN 978-989-741-461.

Cortesia de CdasLetras/LeYa/JDACT