segunda-feira, 1 de agosto de 2011

A Bela Poesia. Sophia de Mello Breyner Andresen e Alberto Caeiro: «Falaram-me os homens em humanidade, mas eu nunca vi homens nem vi humanidade. Vi vários homens assombrosamente diferentes entre si...»

Cortesia de conversamoswordpress

Revolução
Descobrimento Revolução isto é: descobrimento
Mundo recomeçado a partir da praia pura
Como poema a partir da página em branco
— Catarsis emergir verdade exposta
Tempo terrestre a perguntar seu rosto.
Sophia de Mello Breyner Andresen, in «O Nome das Coisas»

Falaram-me os Homens em Humanidade
Falaram-me os homens em humanidade,
Mas eu nunca vi homens nem vi humanidade.
Vi vários homens assombrosamente diferentes entre si.
Cada um separado do outro por um espaço sem homens.
Alberto Caeiro, in «Fragmentos».
Heterónimo de Fernando Pessoa

Cortesia de sentimentosepalavrasmarilac
JDACT