domingo, 9 de março de 2014

Carta a D. Luís sobre as Vantagens de ser Assassinado. Fialho de Almeida. «… que teve d'abandonar o seu navio de guerra, quando uma noite, estando a jogar com camaradas, lhe vieram dizer que seu irmão, o rei, tinha morrido. Nada na sua vida de bordo atestaria as saburras selectíssimas do seu sangue, se não fora o tratamento d'alteza»

jdact e claudiamargarida

O seu enterro
«(…) E, fatalidade dum cargo que tantos invejam como supremo pináculo das grandezas da terra, fazendo trémulo àquela agonia do monarca, não há talvez uma única lágrima sincera, uma lágrima só, que evaporada deixe no cadinho outro resíduo além d'impuras coisas, ambições resvaladas, prestígios findos, favoritismos em naufrágio, lágrima que refranger pudesse a pura essência da angústia sem mistura, essa liquefacção terníssima da alma, que provocam no coração dos simples, os queridos mortos que deste mundo se vão sem blasfemar. Oh, é cruel pensar que mau grado a sincera intenção talvez de todos os comediantes daquele drama lúgubre que finda, nenhum deles possa eximir-se à suspeita de ter vindo ali chorar por parti-pris. Apenas a melancolia dum poderia mostrar-se como uma coisa isenta d'egoísmo: mas esse reviravolteava em velocípede, sobre a esplanada do paço, no dia em que os médicos tiravam das pernas de seu pai, pedaços de tecido em gangrena.
Fecha os olhos o rei, e o pano tomba sobre o quadro dos físicos que lhe agarram com pinças, sob uma chuva de fenol, na carne que vem aos bocados, e sobre que já não é possível produzir a mumificação pelos antipútridos e balsâmicos que manda a pragmática. E porque se desarma o tablado dos aparelhos fúnebres do cenotáfio, quando a carcaça do pobre literato vai engrossar o fumeiro real de S. Vicente, não se persuada o leitor que o drama finda, visto como apenas se representou ainda a primeira parte duma vibrante e grandiosa trilogia. Recompile se pode a súmula dessa primeira grande peça histórica, que teve o palácio d'Ajuda por cenário, e levou vinte e oito anos a representar em Portugal. Logo no prólogo figura um rapazola loiro e bonito, bravo e leal como um cadete, que teve d'abandonar o seu navio de guerra, quando uma noite, estando a jogar com camaradas, lhe vieram dizer que seu irmão, o rei, tinha morrido. Nada na sua vida de bordo atestaria as saburras selectíssimas do seu sangue, se não fora o tratamento d'alteza que lhe davam, tanto a sua expansiva gentileza, a cristalinidade, a graça, faziam dele um doidivanas d'escola, um jovial fellow de convés, com a paixão das viagens, do jogo, do vinho e das mulheres.
Em Angola, onde esteve aguarelando palmeiras e bebendo conhac, o governador preparou-lhe uma espécie de revolta com soldados e pretos ensaiados, persuadindo-o de ter sido ele o abafador da sedição. Ao baccarat, muita vez lhe sucedia perder tudo, e pedir dinheiro aos mais modestos guardas-marinhas que o cercavam. E quanto ao amor, o adorável rapaz tanto seguia à risca os preceitos do rei Sebastião o casto, seu parente, que até lhe imitou a aventura de que fala picarescamente o cronista: e como houvera calor nas casas da marquesa, se desceu el-rei à rua das fermosas, de quem houve moléstia. Para o trono, onde o assentou a morte dum rei que ia começar a ser funesto, ei-lo trazendo a bonomia fundamental da sua Íaça, que é uma espécie d'atrofia da vontade, complicada duma espécie de velhacaria. Entretanto a sua alegria tempera-se, a sua impetuosidade acalma-se e desse oficial de marinha pândego e sensual, dessa espécie d'edição anterior do infante Afonso, brota um personagem novo estudioso pachorrento, o céptico risonho, o grande corruptor bem humorado, que estudou nos livros a lei da reedição periódica dos caracteres, que soube amaciar as verduras juvenis pelo convívio das artes e das letras, que aprendeu a procurar nos homens a repercussão do mesmo ponto fraco, e a valer-se dele enfim para os domar sem ruído, nem aparente esforço, nem precipitações, nem compromissos». In Fialho de Almeida, Carta a D. Luís sobre as Vantagens de ser Assassinado, Assírio Alvim, Lisboa, 2010, ISBN 978-972-37-1441-8.

Cortesia de AAlvim/JDACT