domingo, 5 de agosto de 2018

O Primeiro Herói. José C. Oliveira. «No aposento a penumbra só é rasgada por dois tocheiros que encimam a grande cama onde uma mulher deitada entre lençóis e peles sorri, esgotada»

jdact

Afonso Henriques
Nascimento de uma nação...
«(…) No salão do castelo reina o entusiasmo contido pela ansiedade dos que em redor das mesas vão trincando e bebendo distraidamente, mais interessados nas notícias que tardam em chegar do que no rico repasto. É um pequeno grupo de convivas, poucos mais do que os que vivem na corte, apanhados de surpresa pelos acontecimentos. Subitamente e um após outro viram a atenção para a porta do salão, como se adivinhassem o que ninguém lhes anunciou.
E logo de seguida todos se voltam para o alto da escadaria que domina o salão, atraídos pelo alvoroço dum pajem que surgiu lá no alto, archote na mão e a súbita hesitação que o toma, de quem não sabe o que fazer. Não vislumbra o conde entre os outros no salão e urge-o tanto como o contém a premência de dar a saber a nova. Mas só a ele e a mais ninguém antes.
Entra o conde Henrique, imparável, pelas portas no salão. O pajem decide-se, chama-o: Senhor! Senhor conde Henrique! O conde sobe rapidamente a escadaria e alcança o pajem que ainda conseguiu descer alguns degraus e lhe murmura fugazmente ao ouvido o suficiente para lhe dar a certeza do que ele acalentava mas não sabia.
O conde Henrique olha o salão, inspira e depois berra para os que ali estão, como se falasse para o Condado inteiro: ah! Tenho um varão! Temos um varão! Tenho um herdeiro, nascido de entre nós. Responde-lhe a euforia no salão, parece-lhe menos calorosa do que o acontecimento exige, deve ser o seu entusiasmo que assim lhe pede da corte o que só um pai pode exprimir. Lá em baixo bebe-se e come-se, fala-se alto como nunca. O conde  ri, feliz, e vira-se e sobe os restantes degraus em duas passadas, desaparece.
No aposento a penumbra só é rasgada por dois tocheiros que encimam a grande cama onde uma mulher deitada entre lençóis e peles sorri, esgotada. Uma aia limpa-lhe carinhosamente o rosto e o colo suados. A expressão comprometida contrasta com a felicidade da mulher deitada. Tal como a das outras duas que se atarefam a compor os lençóis e peles da cama. O som dos passos urgentes que se aproximam no exterior atrai-lhes a atenção para a porta e aprofunda-lhes os traços de confrangimento que dificilmente conseguem agora disfarçar. A mulher na cama sorri, esforça-se por manter os olhos abertos, suspensa do momento em que a porta se abrirá». In José Carlos Oliveira, D. Afonso Henriques, O Primeiro Herói, 2016, Oficina do Livro, 2016, ISBN 978-989-741-419-0.

Cortesia de OdoLivro/JDACT