segunda-feira, 30 de setembro de 2019

Os Arquivos Secretos do Vaticano. Sérgio P. Couto. «A abertura destas fontes históricas refere-se, nomeadamente, a toda a actividade diplomática da Santa Sé, no período que antecedeu a II Guerra Mundial…»

Cortesia de wikipedia e jdact

«(…)
A abertura dos Arquivos
Claro que os conspirólogos fazem a festa e deliram em cima do que possa haver por lá, que iria desde algum texto assinado pelo próprio Jesus Cristo, até relíquias de santos medievais preservadas por motivos escusos. O facto é que a conservação que os especialistas dos arquivos realizam parece dar o efeito necessário. A editora que cuidou da reprodução da carta de Henrique VIII afirmou, na época do lançamento das cópias, que no pergaminho (do Vaticano) estão pendurados lacres magnificamente conservados, enquanto o documento que ficou na Inglaterra está em estado de conservação precário. Em algumas partes chega a ser ilegível e não há nenhum lacre. Se a Inglaterra, que deveria ter a sua cópia bem-conservada, a tem em estado precário, imagine só como estaria a do Vaticano, com seus 85 lacres, emoldurados em metal e unidos por uma fita de algodão e seda de 40 metros de comprimento. Somente esse documento pesa por volta de 2,5 quilos. Existem actualmente pelo menos dois cargos de destaque na hierarquia ligada aos Arquivos Secretos: o de prefeito dos arquivos, que cuida da administração desse órgão, e o de arquivista, que cuida do acervo em si.

Lendas e Especulações
Por vezes, é claro, as pessoas se deparam com algumas informações inusitadas nos Arquivos. Por exemplo, vejamos a notícia abaixo, divulgada pela agência Acclesia, a agência de notícias da Igreja Católica em Portugal, em Setembro de 2006:

A Santa Sé procede, a partir de hoje, à abertura da totalidade dos arquivos do pontificado do papa Pio XI (1922-1939). Até agora, apenas uma parte destes arquivos está disponível para consulta aos investigadores. A abertura destas fontes históricas refere-se, nomeadamente, a toda a actividade diplomática da Santa Sé, no período que antecedeu a II Guerra Mundial, e foi decidida por Bento XVI, seguindo um desejo já antes manifestado pelo seu antecessor João Paulo II. Assim, passarão a estar disponíveis à investigação histórica, nos limites dos regulamentos, todos os fundos documentais até a Fevereiro de 1939 [...] nomeadamente os Arquivos Secretos do Vaticano e os arquivos da segunda secção da Secretaria de Estado responsável pelos negócios diplomáticos, concretiza o comunicado. O trabalho de cerca de 20 pessoas, nos últimos quatro anos, torna possível a abertura dos Arquivos Vaticanos relativos ao Pontificado de Pio XI (1922-1939) e, com isso, o acesso a um enorme campo de pesquisa histórica. O período abarca as trágicas consequências da I Guerra Mundial, o percurso que levou à II Guerra Mundial; a chegada ao poder de Mussolini, Hitler ou Estaline; a crise de 1929, as guerras coloniais e civis, e as leis raciais alemãs e italianas, entre outros acontecimentos. Pio XI foi uma presença notável, nesta altura: resolveu a questão romana com os Pactos Lateranenses (1929), protegeu e aumentou a Acção Católica, celebrou o Jubileu de 1925 e o extraordinário em 1933-1934, planeou um enorme projecto missionário que chegou à China, desenvolveu a sua acção para o Oriente, olhou com olhos novos a ciência, estabeleceu relações diplomáticas entre a Santa Sé e vários países do mundo. O prefeito do Arquivo Secreto Vaticano, o padre Sergio Pagano, anunciou oficialmente já em 2002 que, após a abertura do Pontificado de Pio XI, tudo se fará para disponibilizar as fontes documentais vaticano-alemãs relativas ao pontificado de Pio XII (1939-1958), em parte já publicadas por vontade de Paulo VI nos 12 volumes (1965-1981) dos Actes et documents du Saint-Siège relatifs a la seconda guerra mondiale. Há algum tempo está também disponível o fundo do departamento de informações vaticano para os prisioneiros de guerra, que compreende documentos de 1939 a 1947. Além disso, foram também abertos os arquivos das nunciaturas de Munique e de Berlim até 1939.

Em Julho de 2010, a editora belga VdH Books anunciou o lançamento do livro The Vatican secret Archives, com nada menos que 252 páginas cheias de fotografias do complexo e reproduções de documentos restritos. Auxiliada pelo cardeal Raeffaele Farina, o actual arquivista do local, a equipa do livro teve autorização para apresentar algumas reproduções dos arquivos, com comentários históricos detalhados do religioso». In Sérgio P. Couto, Os Arquivos Secretos do Vaticano, Da Inquisição à renúncia de Bento XVI, Editora Gutenberg, 2013, ISBN 978-856-538-385-1.

Cortesia de EGutenberg/JDACT