sexta-feira, 21 de fevereiro de 2020

O Despertar dos Traidores. Domingos Amaral. «Surpreendidos, os outros examinaram o horizonte. Do alto daquela elevação podia ver-se a longa estrada romana nas duas direcções, acompanhando os vales para sul…»

jdact

Rio Lis, Junho de 1134
«O fossado portucalense ultrapassara os limites cristãos das leis da guerra e a extrema violência dos estragos provocados nas aldeias mouras indignou meu tio Ermígio Moniz. Ele também fora um guerreiro no passado, mas o cargo de mordomo, a idade e sobretudo a experiência haviam-no convencido de que a brutalidade não era a melhor das políticas. Tanta destruição será vingada um dia, avisou. Afonso Henriques respeitava muito a opinião do mordomo, mas dentro da sua alma não havia ainda descanso. Frustrado com o fiasco de Tui e humilhado pela destruição do Castelo de Celmes, o príncipe de Portugal partira para o Sul numa ânsia descontrolada e na pequena povoação de Pombal, um pouco a norte do local onde estavam acampados agora, o fossado portucalense atingira o auge.
A aldeia mourisca fora saqueada e incendiada. Mas, pior do que isso, Afonso Henriques dera ordens a Peres Cativo, seu alferes, e a Paio Guterres para não pouparem os homens e cinco dezenas haviam sido degolados, sendo depois empalados em lanças, espetadas no chão empapado de sangue, coisa que meu tio não considerava aceitável. Poupei as mulheres e as crianças, alegou Afonso Henriques, como se essa decisão o absolvesse dos restantes exageros. Para conquistar os territórios, não podemos, nem devemos, dizimar as populações!, exclamou meu tio.
Peres Cativo e Paio Guterres, ambos valiosos combatentes, contestaram-no prontamente. Na guerra, o objectivo era matar os inimigos, destruir as suas forças, as suas gentes, as suas cidades!
Aqueles territórios haviam sido cristãos séculos antes, os usurpadores mouros tinham de ser afastados! Para que a vitória dure, temos de seduzir as populações a nosso favor e depois convertê-las!, insistiu Ermígio Moniz. Uma campanha bélica que se limitasse a exibições gratuitas de violência nada acrescentava. Para que aqueles territórios não voltassem a ser retomados pelos mouros, era necessário mais do que um fossado breve, eram necessários castelos. Uma linha inteira deles era a única forma de empurrar os mouros para o Sul e fixar as populações debaixo do domínio portucalense. Quereis construir castelos neste ermo?, interrogou-se Paio Guterres, espantado.
O acampamento portucalense fora erguido junto à antiga estrada romana que ligava Coimbra a Santarém, perto do rio Lis. Não se via vivalma por ali, nenhuma aldeia existia por perto. Contudo, Ermígio Moniz examinou os campos à sua volta e depois pediu: vinde comigo. O príncipe, o alferes e o cavaleiro-vilão de Coimbra acompanha­ram o mordomo. Estava um fim de tarde sereno e os quatro subiram um pequeno monte. Quando chegaram ao topo, Ermígio Moniz disse: olhai à vossa volta.
Surpreendidos, os outros examinaram o horizonte. Do alto daquela elevação podia ver-se a longa estrada romana nas duas direcções, acompanhando os vales para sul, mas também para norte. Estavam num ponto privilegiado de observação e Ermígio Moniz defendeu que ali se devia construir um castelo, chamado de Leiria. Do alto da sua torre de menagem, veremos os inimigos muito antes de cá chegarem. Ninguém podia negar aquela evidência. Curioso, o príncipe de Portugal perguntou ao seu mordomo: como haveis sabido deste local? Meu tio respondeu-lhe que os templários de Soure conheciam bem a região e haviam-lhe chamado a atenção para aquele sítio. Foi o Ramiro?, questionou Afonso Henriques. O príncipe talvez procurasse descobrir novos méritos no bastardo de Paio Soares, que tanto o desiludira, mas ao ouvi-lo Peres Cativo protestou de pronto, pois implicava com Ramiro. O uranista? Raios, este chão está amaldiçoado!» In Domingos Amaral, Assim Nasceu Portugal, A Vitória do Imperador, Casa das Letras, LeYa, 2016, ISBN 978-989-741-461.

Cortesia de CdasLetras/LeYa/JDACT