quinta-feira, 20 de fevereiro de 2020

Às Portas do Inferno. Domingos Amaral. «Durante seis longos anos, forçara-se a uma castidade insuportável, para não levantar suspeitas na Ordem do Templo, mas estava na hora de colocar um ponto final naquela via sacra!»

jdact

Soure. Julho de 1132
«(…) Também ele entrara naquele casão agrícola, onde vira a mulher já degolada, o assassin a vomitar golfadas de sangue, o almocreve no chão e as duas princesas chorando a morte da mãe. Fora o Rato quem tirara a lâmina da garganta do facínora, pousando-a num balde com água, para a lavar do sangue, mas depois a arma eclipsara-se misteriosamente, no meio daquela tremenda confusão. Nas horas seguintes à tragédia, Ramiro questionara todos os presentes no local, mas nada descobrira. O autor do roubo não se confessara. Teria sido Zaida, a mais nova das princesas de Córdova, que num movimento rápido pegara na arma? O Velho não sabia, mas, três anos depois, a verdade é que o punhal se encontrava na posse da princesa e mantinha-se deveras valioso. Que melhor presente podia ele levar ao Trava?
Certificando-se de que a casa das princesas estava vazia, o Velho entrou pelas traseiras e começou a vasculhar. O punhal tinha de estar por ali. Encontrou-o escondido numa arca, coberto por dezenas de alifafes, vestidos e túnicas. As suas mãos tremeram quando lhe pegou. Lá estava a pérola no topo, a lâmina afiada e a inscrição em latim, gravada no cabo. Sem se preocupar em ocultar o assalto, o Velho deixou a casa desarrumada e saiu pelo mesmo sítio por onde entrara, com o produto do roubo escondido nas vestes. Enquanto se dirigia a casa do ferreiro galego, com ar falsamente combalido, o Velho sorria, contente consigo próprio. O Trava ia ficar a saber onde estava a relíquia, aquela palavra em latim era a chave para a encontrar! Grato, o seu senhor talvez lhe oferecesse umas benesses, uma boa casa onde terminar os seus dias, uma rapariga que pudesse possuir, antes de se apagar.
Durante seis longos anos, forçara-se a uma castidade insuportável, para não levantar suspeitas na Ordem do Templo, mas estava na hora de colocar um ponto final naquela via sacra! Embalado por este excitante pensamento, bateu à porta do ferreiro, que lhe cedeu uma mula, montado na qual o Velho saiu de Coimbra. Já na estrada, deu-se conta de que transportava na alma apenas um único agravo. Não conseguira matar aquela velha senil, a bruxa a quem não perdoava a antiga desavença. A sua fúria contra Sohba não se desvanecera, pelo contrário. Cada vez odiava mais aquela mulher e cuspiu para o chão, irritado por não a ter eliminado da face da Terra.
Como é evidente, naquele dia o Velho não sabia que em breve regressaria ao Sul e teria nova oportunidade para tentar destruir a estranha e misteriosa Sohba. A bruxa ligou-nos a todos, era o que sempre me dizia a princesa Zaida.

Coimbra, Julho de 1132
Naquele final de manhã, estávamos reunidos com o bispo Bernardo na Sé, quando lá entrou o agitado Ramiro. Vendo-o avançar, Afonso Henriques ergueu as sobrancelhas, curioso: haveis finalmente encontrado a relíquia? Meu pai, meu tio Ermígio, Peres Cativo e eu próprio mirámos o bastardo de Paio Soares. Pai, eles odeiam-me... Embora bem mais entroncado do que no passado, Ramiro pareceu-me nervoso e baixou os olhos quando narrou o sucedido nas margens do Nabão, onde encontrara uma companhia de galegos empalados por Abu Zhakaria.
Que descaramento, rugiu o príncipe de Portugal. Enviar soldados para me roubarem a relíquia! A fúria do meu melhor amigo contra Fernão Peres Trava reacendeu-se. Uma expedição galega ao Nabão era um atrevimento inaceitável! Logo ali, o príncipe imaginou uma retaliação na Galiza, um qualquer gesto bélico que lhe extinguisse a cólera. O Castelo de Celmes não está pronto, lembrou, porém, meu pai. Gonçalo Sousa dirigia as obras na fortificação, mas só se previa a conclusão da muralha no Natal, o que significava que os portucalenses eram vulneráveis a um ataque surpresa do Trava». In Domingos Amaral, Assim Nasceu Portugal, A Vitória do Imperador, Casa das Letras, LeYa, 2016, ISBN 978-989-741-461.

Cortesia de CdasLetras/LeYa/JDACT