sábado, 29 de fevereiro de 2020

Isabel I. O Anoitecer de um Reinado. Margaret George. «Leicester tentou iniciar um contra-argumento. Competente? É isso o que você acha? Guarde a sua opinião para você mesmo!»

Cortesia de wikipedia e jdact

Isabel. Maio de 1588
«(…) Levantei a mão para calá-lo por um instante e disse: mais tarde. Por enquanto temos que decidir a implantação dos nossos recursos gerais. Assim, almirante Howard, você recomenda dois esquadrões separados de navios? Não seria melhor posicioná-los todos na entrada do Canal? Não. Se eles passarem por nós lá, terão o resto do caminho livre. Tomarão o Canal, a menos que já estejamos esperando por eles mais adiante. Não acho, interrompeu Drake. Quieto!, silenciei-o. E as nossas forças de terra? O que você diz, primo?, perguntei para Henry Carey, lorde Hunsdon. Era um homem grande que me fazia lembrar um urso, e como tal parecia pertencer à natureza. Fora responsável pelas Marchas do Leste, montando a sua base próxima à fronteira escocesa. Serei responsável pela sua segurança, disse. Terei forças com base em Windsor. Caso as coisas fiquem mais..., incertas..., posso garantir-lhe um local seguro no interior. Nunca me esconderei no interior!, respondi. Mas Vossa Majestade deve pensar no seu povo, insistiu Walsingham. Deve designar substitutos para supervisionar a administração de suprimentos e para o controle dos preparativos defensivos, ao mesmo tempo em que cuida de si mesma. Pelo amor de Deus!, gritei. Eu mesma supervisionarei tudo isso! Mas isso não é aconselhável, disse Burghley. E quem é contra?, indaguei. Comando este reino e não devo em hipótese alguma delegar o seu alto-comando a outros. Ninguém se preocupa mais com a segurança do meu povo do que eu.
Mas a senhora não é... Leicester tentou iniciar um contra-argumento. Competente? É isso o que você acha? Guarde a sua opinião para você mesmo! Ah, ele me enlouquecia às vezes! E só ele se sentia seguro o suficiente para expressar sua péssima opinião sobre mim como líder de guerra. Agora, e o restante das forças? Virei-me para Hunsdon e perguntei: quantos homens conseguiremos reunir? Nos condados do sul e do leste, talvez uns 30 mil. Mas muitos são garotos ou velhos. E muito mal treinados. Medidas defensivas?, perguntei. Farei com que algumas das pontes antigas sejam demolidas e podemos colocar barreiras no Tamisa para impedir que a Armada navegue até Londres. Lamentável, esbravejou Drake. Se a Armada chegar assim tão longe, será única e exclusivamente porque eu, John Hawkins, Martin Frobisher e o grande almirante aqui presente estaremos mortos. Aquela era uma observação importante. Fiz um gesto com as mãos para que eles ficassem quietos. Fechei os olhos e tentei organizar meus pensamentos, procurando entender tudo o que havia sido dito.
Muito bem, sir Francis Drake, concordei. Vou permitir a sua estratégia. Navegue até ao sul para enfrentar a Armada. No entanto, deve retornar no mesmo instante em que sentir que estamos em perigo. Quero todos os navios aqui para enfrentar o inimigo se ele vier. Encarei os olhares dos demais, fixos em mim e continuei a delegar: você, almirante Howard, deve comandar o esquadrão oeste, com base em Plymouth. Além disso, será comandante-geral das forças tanto em terra quanto em mar. Seu navio será o Ark. Drake será seu segundo comandante. Você se importa, Francis? O almirante Howard será seu oficial comandante. Drake concordou». In Margaret George, Isabel I, O Anoitecer de um Reinado, tradução de Lara Freitas, Geração Editorial, 2012, ISBN 978-858-130-076-4.

Cortesia de GeraçãoE/JDACT