domingo, 12 de julho de 2020

Barbara Wood. Solo Sagrado. «Parece que o trabalho foi feito fora dos padrões de procedimento de compactação e muito do aterro, que era orgânico, madeira, vegetação, lixo, acabou apodrecendo»


Cortesia de wikipedia e jdact

«(…) Frustrado, Sam girou sobre os calcanhares, atravessou o jardim pisoteado dos Zimmerman e voltou para uma área no fim da rua onde um centro de comando improvisado fora criado. Pessoas segurando pranchetas e falando em telefones móveis circulavam em torno de cadeiras e mesas de armar onde foram montados rádios de emissão e recepção, monitores de vigilância e um quadro de avisos para mensagens. Um caminhão, fornecedor de comida, estacionado perto estaca sendo frequentado por pessoas com insígnias e uniformes variados: Companhia de Gás do Sul da Califórnia, Departamento de Agua e Energia, DPLA, Serviço Municipal de Controle de Emergência. Havia até alguém da Sociedade Humanitária tentando reunir os animais perdidos da área evacuada. Então, o que aconteceu, Sam?, perguntou Érica, alcançando o seu chefe. O que fez a piscina afundar de repente no chão?
Engenheiros municipais e arqueólogos vêm trabalhando sem interrupção para determinar a causa. Aqueles rapazes que estão lá, disse ele, apontando para a rua, onde homens montavam equipamentos de perfuração sob fortes holofotes. Eles vão fazer testes com a terra para descobrir sobre o que exactamente este bairro está. Sam passou a mão robusta sobre os mapas topográficos e levantamentos geológicos espalhados sobre as mesas, com as pontas presas por pedras. Isto nos foi enviado pela prefeitura há poucas horas. Este aqui é um estudo geológico de 1908. E aqui tem um de 1956, quando a área estava sendo apresentada para um projecto residencial que nunca foi levado adiante. Os olhos de Érica passearam de um mapa para o outro. Eles não são iguais. Parece que o construtor actual não testou o solo de cada terreno de construção, o que não lhe foi exigido. Os testes que ele fez mostraram terra firme e alicerce rochoso. Mas isso fica nas fronteiras norte e sul da mesa, o que vem a ser as duas arestas cingindo o cânion. Lembra da irmã Sarah nos anos vinte? Este era o seu retiro religioso ou algo assim e parece que ela mandou aterrar o cânion sem nunca obter permissão ou informar a prefeitura. Parece que o trabalho foi feito fora dos padrões de procedimento de compactação e muito do aterro, que era orgânico, madeira, vegetação, lixo, acabou apodrecendo.
Os olhos privados de sono de Sam examinaram a rua, onde fontes e árvores importadas decoravam os gramados ricamente cultivados. Essa gente tem vivido sobre uma bomba-relógio. Eu não ficaria surpreso se a área toda estivesse prestes a desabar. Enquanto falava, Sam observava Érica, que estava com as mãos nos quadris, mudando de um pé para o outro como um corredor ansioso para a corrida começar. Ele a vira desse jeito antes, quando ela estava atrás de alguma coisa. Érica Tyler era uma das mais apaixonadas cientistas que ele já conhecera, mas, às vezes, o seu entusiasmo podia ser a sua ruína. Eu sei por que você está aqui, Érica, disse ele, fatigado. E não posso lhe dar o serviço. Sam, disse ela batendo os pés, o rosto afogueado, você me pôs para contar conchas de madrepérola, pelo amor de Deus! Sam era o primeiro a admitir que encarregar Érica de um amontoado de moluscos era desperdiçar a sua inteligência e talento. Mas depois do desastre do naufrágio um ano antes achou melhor que ela acalmasse os ânimos com um trabalho discreto.
Então ela passara os últimos seis meses escavando um monte recentemente descoberto que veio a ser o lixo de índios que viveram ao norte de Santa Barbara há quatro mil anos. O trabalho dela era separar, classificar e datar com carbono 14 os milhares de conchas de madrepérola encontrados lá». In Barbara Wood, Solo Sagrado, Editora Record, 2002, ISBN 978-850-106-119-5.

Cortesia de ERecord/JDACT